Viagem de carro pela América do Sul – “grávidos” na estrada

90 / 100

No dia 30 de julho de 2018 eu e a Marcela, grávida de pouco mais de 3 meses na época, iniciamos uma viagem de carro pela América do Sul, passando por países como: Perú, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, além de boa parte do Brasil. O plano era passar a gestação da Má juntos, nos conectando com esse momento tão especial da nossas vidas, absorvendo a energia maravilhosa da natureza e vivendo o máximo de aventuras possíveis ao longo do caminho.

Junto com isso criamos um projeto que batizamos de: 1000 Aventuras. Que seria viver e registrar 1000 aventuras diferentes ao longo da nossa vida, usando a idéia do Aplicativo Dayoff App para fazer esses registros. Esse projeto está em andamento e para vocês acompanharem o que ja fizemos baixem o app e sigam os nossos perfis lá! 🙂

Estou fazendo vários posts contando de forma detalhada muitas dessas aventuras que vivemos na expedição, como:

Viagem de carro pela america do sul
Cerro Bonete, Ushuaia. Marcela com 7 meses de gravidez

E nesse vou fazer um resumo geral sobre tudo.

O Roteiro

• FH = Family House (4 noites);
  • CH = Chalé (12 noites);
  • HT = Hostal (2 noites)

Locais por ordem cronológica e número de noites

• SP: São Paulo 1 (FH) – Presidente Epitácio 1 (H)
  • MS: Bonito 5 (C) – Campo Grande 1 (H)
  • MT: Poconé 1 (H) – Porto Jofre 2 (H) – Chapada dos Guimarães 2 (C) – Bom Jardim 2 (H) – 2 Vila Bela de Santíssima Trindade 1 (H)
  • RO: Cacoal 1 (H) – Porto Velho 2 (H)
  • AC: Brasiléia 1 (H)
  • Perú: Mazuco 1 (H) – Cusco 3 (H) – Aguas Calientes 1 (H) – Urubamba 1 (FH) – Sicuani 1 (H) – Canion Del Colca 1 (CS) – Arequipa 2 (C) – Lachón Titicaca 2 (C)
  • Bolívia: La Paz 3 (H) – Villa Sajama 7 (H) – Coipasa 1 (CS) – Isla Incahuasi 1 (CS) – Laguna Colorada 1 (HT)
  • Chile: San Pedro de Atacama 5 (H) – Calama 1 (H) – Parque Nacional Pan de Azúcar 1 (C) – La Serena 1 (H) – Chillán 1 (H) – Pucon 2 (H)
  • Argentina: San Martin de los Andes 3 (H) – Villa La Angostura 2 (CH) – Bariloche 2 (H)
  • Chile: Hornopirén 1 (H) – Puyuhuapi 3 (HT+H) – Coihaique 1 (FH) – Puerto Rio Tranquilo 2 (CH)
  • Argentina: Bajo Caracoles 1 (H) – El Chalten (2 CH + 1 CS) – El Calafate 2 (H)
  • Chile: Torres del Paine 1 (H) – Puerto Natales 1 (H) – Punta Arenas 1 (H)
  • Argentina: Comuna Primavera 1 (CH) – Ushuaia 3 (CH) – Cerro Bonete 1 (AM)
  • Chile: Punta Arenas 1 (H)
  • Brasil: Fizemos um bate e volta de Avião de uma semana para participar da Adventure Sport Fair como expositor.
  • Argentina: Puerto San Julián 1 (C) – Rada Tilly 1 (C) – Caleta Sara Camarões 1 (C) – Puerto Madryn 1 (H) – Puerto Pirámide – 1 (H) – Balneario El Cóndor 1 (CH) – Villa Ventana 1 (CH) – Buenos Aires 2 (H)
  • Uruguai: Carmelo 1 (H) – Montevidéu 2 (H) – Punta Rubia 1 (C) – Montevidéu 1 (H)
  • Brasil: Pelotas 1 (H) – Gramado 2 (H) – Canion Fortaleza 1 (CS) – Farol de Santa Marta 1 (C) – Praia da Ferrugem 1 (CH) – Praia de Barequeçaba 2 (FH) – São Paulo
Camping em Punta Rubia no Uruguai

Aventuras principais

Refugio Cerro Bonete, Terra do Fogo

Preparativos para a viagem de carro pela América do Sul

Começamos os preparativos em Abril. Apenas 3 meses antes de sair, ou seja, não é nada de outro mundo.

Carro

Viagem de carro pela america do Sul
Transpantaneira

A escolha foi uma Pick-up Mitsubishi L200 outdoor manual diesel 4×4 ano 2016/2017, compramos com 22.000 Km. Como nosso orçamento não era ilimitado, a escolha do carro e dos acessórios foi baseada no nosso critério de custo beneficio e com isso várias outras coisas que seriam legais ter, tivemos que abrir mão.

Eu vou listar aqui as adaptação que foram feitas, o porquê dessa escolha e se considero uma boa aquisição ou não.

Caçamba

• Colocamos uma capota de fibra na caçamba com bagageiro de teto reforçado para ate 300kg. A ideia disso foi aumentar a capacidade de volume de carga e também proteger melhor de chuva e pó as coisas que levamos.
  • Alguns contras sobre isso foram: O pó entra de qualquer forma e é um saco lidar com ele ao longo da viagem; a vibração das estradas de terra fez com que sua fixação afrouxasse um pouco e ela perdeu a precisão do encaixe, impedindo fechar as portas corretamente.

Iluminação

• Iluminação externa de Led extra instalado no para-choque. Usei poucas vezes de fato isso, pois evitava dirigir a noite, mas o meu farol de milha original queimou durante a viagem e acabou sendo um back-up bom.

Pneus

Pneu furado na Parque Nacional de Aparados da Serra
  • Troquei os originais por Pneus de uso misto AT. Ir com um MUD pode ajudar muito no Salar do Uyuni, mas é demais para o resto da viagem.
  • Levei dois estepes (com os pneus originais). Se não quiser levar um estepe extra com roda, leve pelo menos o pneu, pois as vezes não é fácil achar o pneu certo. Já tive essa experiência em outra viagem e ralei para achar.
  • Compressor para encher pneu 12V

Equipamento para atolamento

Sajama Bolívia
Parque Nacional de Sajama, Bolívia
  • 1 Prancha de desatolar. Muito útil. Precisei usar uma vez na Bolívia. Mas recomendo levar duas.
  • Pá e machado. Usei a pá. O machado não, mas não custa levar os dois.
  • Macaco original mesmo. Mas recomendo um High-lift se você souber usar e quiser investir nisso.
  • Fita de reboque, anilhas. Usei também, mas na verdade para ajudar um carro que estava atolado na estrada. Mas é item essencial, tem que ter.
  • Guincho. Não levei, pois não quis investir nisso. Já fui 3 vezes para a Bolivia de carro sozinho e nunca precisei de guincho, mas gostaria de ter sim. Trás bem mais segurança principalmente se você viaja sozinho, já que não terá alguém para te rebocar caso precise.
  • Snorkel. Não foi tão importante mas não dava para saber se seria necessário ou não. Tivemos que atravessar alguns rios que se fosse preciso o snorkel e não tivéssemos, iria atrapalhar bem nosso roteiro. Então achei bom ter ele.

Navegação

• Instalei um aparelho multimídia com GPS, apps e espelhamento de celular. Foi bem útil.
  • Usamos o aplicativo Wikiloc. No meu perfil tem algumas marcações dos lugares que passamos.
  • Usamos também o googlemaps em alguns casos e o app Maps.me

Geladeira

• Tomada na caçamba
  • Geladeira automotiva portátil. Recomendo da marca Dometic. Esses modelos se mantem ligados mesmo com o carro desligado por mais ou menos 9-12hs. A geladeira desliga automaticamente quando a bateria começa a perder carga demais.

Combustível

Comprando diesel em Sabaya, Bolívia
  • 3 galões extras de combustível de 20 litros cada. Essencial, muito útil nem sempre tem postos de combustíveis e as vezes se você deixar de parar em um por distração pode não encontrar mais.
  • Filtro de combustível extra. Não levei, mas deveria ter levado. Como o meu carro tem o tipo de motor diesel que é recomendado usar apenas o tipo S10 e nem todos os postos tem o filtro de combustível fica bem sujo.

Equipamentos de camping

• Barraca de teto (marca chinesa, que sofreu bastante na viagem. Rasgou a capa e quebrou a estrutura). Recomendo investir em uma boa que aguente o vento e a trepidação.
  • Toldo lateral fixado no rack de teto do carro.
  • Levamos uma barraca enorme de 12 lugares da Coleman que é possível ficar em pé para situações em que ficaríamos muitas noites no mesmo camping. Usamos em Bonito.
  • Barraca para trekking de 2 lugares Natural Hike
  • Fogareiro Azteq para trekking
  • Mesa de camping com duas cadeiras dentro
  • 2 cadeiras coleman robustas de camping
  • Fogareiro grande com duas bocas para cozinhar no carro
  • Nosso “enxoval”, Kit de prato e talheres de picnic da guepardo

Ferramentas e peças

• Peças extras, o que você puder levar melhor, é loteria precisar ou não. Eu estourei 1 amortecedor traseiro em duas viagens que fiz para a Bolivia. Por tanto colocaria um amortecedor mais reforçado na próxima. A caçamba vai muito pesada e força demais. Perdi um parafuso da roda traseira também com a trepidação.
  • Caixa de ferramentas com um pouco de tudo
  • Duas chaves de roda, 2 Triangulos
  • Engate removível. Na Argentina como no Brasil, é proibido estar com o engate se você não estiver usando. Fui parado por um guarda que me fez soltar o engate.
  • Lenço umedecido com álcool para limpeza interna. O pó é o capeta!
  • Fitas, elásticos e enforca gato para amarrar coisas na caçamba e no rack de teto

Equipamentos para esportes

Levamos muita coisa que não usamos. Ficamos com aquele pensamento de que “vai que precisa”, mas o aprendizado é que teria sido muito melhor só ter levado o que tínhamos certeza que usaríamos. Quanto menos coisa melhor sempre! Ainda bem que não levei o caiaque! Foi quase kkkk

• Prancha de surf
  • 2 skates
  • Equipamentos para exercícios físicos: Bola, fitas, corda, TRX
  • Roupa de neoprene
  • Mascara, nadadeira e snorkel

Não usamos nada disso! Foi uma viagem muito mais focada em montanhismo, trekking e snow.

Roupas

70634398 ab42 4b01 aac8 86840561b271
Lago Titicaca, Perú

Essa é uma viagem que você irá se deparar com todos os tipos de clima. Terão momentos de muito calor e muito frio, então mala acaba sendo grande mesmo. Mas leve o mínimo possível, não caia na tentação de levar mais coisas para poder ter opções de escolher na hora. A real é que você não vai acabar sempre usando as mesmas roupas. A vida na estrada é diferente, mais simples e isso que o legal da experiência. A gente por exemplo após um mês de viagem enviamos pelo correio de volta uma caixa gigante cheia de roupas que percebemos que não teria necessidade de carregar com a gente por tantos meses.

Comidas

IMG 3138

Levamos muita coisa, considerando que a Marcela estava grávida, e deveria comer melhor, mas exageramos nisso.

• A único forma de comida não industrializada que você pode cruzar as fronteiras são quando embaladas a vácuo. Por isso levamos muita comida para fazer no fogareiro que já vem pronta (sem tempero) a vácuo da marca Vapza. Foi bem prático, mas sobrou bastante, pois acabamos ficando menos em campings do que imaginávamos e consequentemente cozinhamos menos.
  • Sempre tínhamos muitos litros de agua com a gente. Uns 50 pelo menos. Na Bolívia e Peru por exemplo sempre usávamos a nossa água para tudo. Nem precisamos comprar água lá.E

Documentação

• Seguro-carta verde (você pode pedir para a sua seguradora emitir, normalmente eles fazem de graça por 2 meses e cobram os meses adicionais)
  • Documento do carro no seu nome ou no nome de alguém que estiver junto é sempre o ideal. Apesar de achar que esse tipo de coisa não acontece mais, escutei relatos de pessoas que estava com o carro e a moto no nome de empresas e tiveram problemas sérios na Bolívia, como apreensão da moto por guardas mal intencionados.
  • No Chile e no Peru existem um seguro especifico que é necessário emitir para o seu carro. Normalmente você consegue fazer isso facilmente nas fronteiras.

A gravidez na viagem

Aventuras e esforço fisico

• Muitas aventuras, como montanhismo de altitude a Marcela não pode fazer
  • Altitude máxima que esteve foi 5.000 metros, em Palcoyo no Peru
  • Fizemos muitos trekkings mas, na quantidade e intensidade bem menor do que normalmente seria. Tinham dias de indisposição que nao era possível e também trilhas que fizemos em que a Má não estava se sentindo muito bem e tivemos que parar e voltar.

Banheiro

• Muitas paradas na estrada para fazer xixi. Brincamos que a Má fez muito mais xixi na natureza do que em banheiros nessa viagem. Isso é um fato.

Mal estar e enjoos

• Enjôo e vómito pela altitude no caminho entre o Acre e Cusco.
  • Na Laguna Colorada na Bolívia, á mais ou menos 4.000 metros de altitude a Marcela quis subir um “morrinho” correndo e passou super mal, sem conseguir respirar depois. Eu tinha um pequeno cilindro de oxgenio (isso vende da farmácia nessas regiões) para casos de emergência e usamos. Ela se recuperou rapidamente, mas serviu para aprender.

Noites de sono

• Dormimos muito menos em camping selvagem do que o planejado. Pois ela fazia muito xixi durante a noite e as vezes descer e subir da barraca de teto era bem cansativo. Então sempre depois de alguma etapa puxada da viagem a gente ficava um tempo hospedados com mais estrutura.

Médico

• Seguro saúde válido para a América do Sul toda.
  • Fomos no médico antes do começar a viagem. fizemos todos os exames necessários e o acompanhamento necessário, e tínhamos o obstetra dela disponível no WhatsApp, ele não precisou ser acionado. Constatamos que estava tudo maravilhosamente bem com a Má. Dessa forma seguimos viagem com a recomendação médica apenas para fazer os US morfológicos.
  • Fizemos o primeiro ultra-som Morfológico em Porto Velho (Rondônia)
  • Em El Chalten fomos no hospital da cidade, pois a Má estava com algumas dores abdominais, mas não era nada. Eram dores musculares devido uma trilha longa em um glaciar que tínhamos feito antes.
  • Fizemos o segundo morfológico, exames de sangue em SP (no bate-volta para SP para participar da Adventure Sport Fair)