Review Bota The North Face Ultra Fastpack

83 / 100

Antes de escrever esse review é importante dizer que eu usei muito a bota The North Face Ultra Fastpack em situações bem variadas. Foram trekkings longos na Patagônia com muito peso e frio (fiquei 45 dias por lá), Chapada Diamantina (15 dias), Ilhabela, São Sebastião, Parque Nacional de Itatiaia (parte alta e baixa), Chapada das Mesas, Terra Ronca, PN das Serras das Confusões, PN da Serra da Capivara e etc. Dá para perceber que foram condições de uso bem diferentes e após toda essa experiência posso afirmar com certeza qual seria o uso ideal para essa bota.

A bota que eu usei é o modelo The North Face Fastpack III MID GTX. Atualmente existe a nova versão: The North Face Ultra Fastpack IV Mid Futurelight, que possui as mesmas características e dados técnicos, mas a diferença é que agora ao invés de usar o GORE-TEX como material de revestimento, eles estão usado o tecido da própria The North Face, o FUTURELIGHT. As características se mantém as mesmas.

Conforto

A bota impermeável The North Face Ultra Fastpack é uma bota extremamente leve. A Ultra Fastpack III Mid GTX pesa 872g (o par), e a Ultra Fastpack IV Mid Futurelight 852g (o par). Isso é bem leve para uma bota! Ela é extremamente confortável. A sensação no pé é mais de um tênis do que de uma bota, isso por que ela é super maleável e muito flexível. Você realmente consegue correr com ela se quiser.

A palmilha é da líder de mercado OrthoLite® de alta qualidade. Outro detalhe bem pensado é que essa bota possui menos costuras, evitando bolhas e o incômodo comum em pontos específicos dos pés durante as caminhadas.

Impermeabilidade e capacidade de “respirar”

O revestimento da The North Face Ultra Fastpack III Mid é um tecido de GORE-TEX fino impermeável e respirável, no caso da The North Face Ultra Fastpack IV Mid é o tecido deles mesmo batizado como FUTURELIGHT. As características de leveza, impermeabilização e respirabilidade são excelentes. Isso deixa a bota também bem confortável no calor, não esquenta o pé e é realmente respirável. Por ser um tecido mais fino a capacidade de respirar é bem eficiente. Outro detalhe importante o material também é barra vento.

Solado

O solado da bota The North Face Ultra Fastpack é excelente. É da famosa marca Vibram, que hoje em dia é considerada a melhor marca de solados do mundo. O modelo usado é o Megagrip, que realmente é extremamente aderente nas mais diversas condições: lama, areia, rocha e rochas molhadas em leitos de rio. Testei bastante em várias trilhas molhadas na Chapada Diamantina e me senti muito confiante. Eu estava levando a minha filha no kid Carrier e mesmo assim não escorreguei nenhuma vez.

Entressola

A entressola é a responsável nos tênis e botas para absorver o impacto e contribuir para ajudar na estabilidade. No caso da bota The North Face Ultra Fastpack, a entressola é patenteada TNF™ FastFoam™. A capacidade de absorver impacto da pisada, devolver com um pouco de impulso e ao mesmo tempo dar estabilidade é o objetivo das fábricas, e esse equilíbrio esta relacionado com o uso para que o calçado se propõe. No caso dessa bota, ele é perfeito para um trekking sem peso e trilha com piso regular. Se você é daqueles que gosta de andar bem rápido, quase correndo e sem peso, vai adorar.

Uso com mochila muito pesada e trekking longo

Porém, toda essa leveza, flexibilidade da bota e respirabilidade extrema, tem um preço alto em certas condições. Não é uma bota para ser usada em situações de muita rocha solta, terrenos mais técnicos, irregulares e se você for carregar muito peso. O seu pé ira sofrer com qualquer raspada lateral ou batida em pedras (mesmo com as proteções que a bota tem, elas não são eficientes) devido ao tecido ser muito fino e não possuir proteções reforçadas no perímetro da bota. A bota também não lhe dará uma estrutura firme para um trekking longo carregando muito peso, pois o peso excessivo te desestabiliza na pisada e a bota não “te segura”. A bota carece de uma entressola e rigidez para lidar com esse peso e te ajudar a não torcer o pé.

Conclusão

Então, qual é o uso ideal da bota The North Face Fastpack? É claro que o conceito de uma bota “ideal” é relativo. Vocês mesmo podem ver os inúmeros lugares que estive com ela e eu como a maioria das pessoas não posso ter uma bota para cada tipo de trilha que irei fazer, então apesar de em muitas situações ter desejado estar com outra bota, ela deu conta do recado em todas elas.

Mas o objetivo dessa análise e dar para vocês informações para poderem decidir caso estejam querendo comprar essa bota ou alguma parecida. Pois, como normalmente acontece em muitas marcas de botas e produtos, a descrição do site é mais “generalista”, dando a entender que é a bota ideal para as mais diversas situações, mas não é.

A bota The North Face Fastpack, continua sendo a minha primeira opção para trilhas no litoral, lugares quentes, que terão mais terra e lama. Trilhas largas e firmes que dá para acelerar o passo e assim tirar proveito da leveza da bota. Trilhas em leitos de rios como Chapada dos Veadeiros e Diamantina é perfeita.

Exemplos: Trilha do Bonete Ilhabela; Trilha Cachoeira da Fumacinha (Chapada Diamantina); Trilha Cachoeira do Segredo (Chapada Dos Veadeiros)

A bota The North Face Fastpack, não seria minha opção para trilhas e montanhismo com muita rocha solta, mais técnicas, em que seria necessário carregar muito peso. Em trilhas longas que fiz na Patagonia, levando 30kg senti que faltou mais rigidez da bota e também uma entressola estruturada que impedisse a torção do solado. Em outras situações também machuquei a lateral do meu pé batendo em pedras.

Por tanto, essa é uma bota excelente, mas como tudo na vida, não existe o equipamento perfeito que serve para tudo. Tenha muita clareza qual será o tipo de terreno e condições que você mais usará a bota e priorize essas características na hora de escolher.

DADOS TÉCNICOS (site da TNF):

  • Parte superior: mesh revestido com TPU na parte superior e nas laterais. Possui aparência elegante e moderna, além de proteger de fragmentos
  • Área do cadarço soldada e reforço na lateral combinam leveza e suporte ao meiopé
  • Membrana GORE-TEX® impermeável e respirável; Membrana FUTURELIGHT ™ respirável e totalmente à prova d’água
  • Biqueira em TPU oferece proteção e resistência;
  • Reforço em TPU no calcanhar aumenta a estabilidade;
  • Palmilha líder de mercado OrthoLite® para conforto duradouro;
  • Sola: exclusivo sistema de entressola FastFoam™ de densidade dupla proporciona capacidade de resposta, estabilidade e conforto na trilha;
  • Haste ESS no meiopé para rigidez torcional e proteção contra machucados por pedras e fragmentos;
  • Solado Vibram® Megagrip para tração aderente em todas as condições
  • Peso: Ultra Fastpack III Mid GTX Peso 872g (o par), Ultra Fastpack IV Mid Futurelight 852g (o par)

Outras botas que tem a mesma proposta da The North Face Fastpack