O imperdível mergulhou na Lagoa Misteriosa em Bonito

83 / 100

Imagine uma lagoa azul localizada no fundo de uma dolina (formação geológica parecida com uma cratera, criada pelo colapso do teto de uma caverna) a 75 metros abaixo do nível do solo, escondida no meio de uma linda mata de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, com 220 metros de profundidade e 40 metros de visibilidade. Essa é a Lagoa Misteriosa, um dos melhores pontos mergulhos do Brasil! Se você é mergulhador certificado, não pode deixar de mergulhar, pelo menos uma vez na sua vida nesse lugar.

Quando a Lagoa Misteriosa foi descoberta para o mergulho?

O primeiro mergulho na Lagoa Misteriosa foi realizado em 1992 em uma expedição Franco-Brasileira para Bonito. Alguns anos depois ela começou a ser explorada pelo turismo, sem muita organização até ser fechada por 6 anos, entre 2006 e 2011, enquanto foi desenvolvido o Plano de Manejo Espeleológico, para segurança, preservação e organização de regras para exploração do turismo no local.

Não é um mergulho cheio de espeleotemas como estalactites e estalagmites, pois a sua formação é causada pelo fluxo de água dos lençóis freáticos, e sim galhadas afundadas, paredões de rocha e dois abismos sem fim que levam até o fundo. A visão ao mergulhar, estando entre 25 e 30 metros de profundidade é de uma imensidão azul ao olhar para cima e de um buraco negro aonde a luz não alcança mais olhando para o fundo.

Olhar para cima é mágico, você vê as pessoas que estão fazendo snorkeling, pequeninas flutuando, com o reflexo esverdeado da mata que circunda a caverna. Foi incrível ver lá do fundo o barrigão da Marcela, minha esposa grávida, flutuando na imensidão azul da lagoa. Fiz praticamente um book fotográfico dela com a GoPro.  

Olhar para baixo é sinistro. Me sentia o tempo todo atraído como se fosse sendo chamado para descer mais, cada vez mais… Apesar de já ter estado bem mais profundo do que isso, por eu não ter certificado de mergulho técnico de caverna, e também não estar com os equipamentos adequados (dois cilindros com trimix) eu não podia descer mais que 30 metros.

Mas se você é credenciado, reservar com antecedência e fazer o planejamento desse mergulho juntamente com os instrutores credenciados de lá, é possível descer por um dos buracos, fazer a conexão a 50 metros de profundidade e subir pelo outro. Deve ser surreal!

Um ano antes, mergulhei nos famosos Cenotes da região de Tulum na Península de Yucatan no México e a Lagoa Misteriosa me lembrou muito esses mergulhos. Que lugar! Recomendo muito para todos os mergulhadores.

Dicas

  • O valor do mergulho autônomo em agosto de 2018 foi de R$400,00 incluindo equipamentos.
  • Muitos acham que a Lagoa Misteriosa está localizada em Bonito, mas na verdade ela já faz parte do no município de Jardim – MS. De qualquer forma a melhor opção ainda é se hospedar em Bonito que está a apenas 50 km e tem mais estrutura.
  • Da capital Campo Grande fica a 270km.
  • Ela está na mesma área do Rio da Prata recanto ecológico, então é possível aproveitar e fazer os dois passeios juntos.
  • Para agendar, como tudo em Bonito, é somente através das agencias de turismo local
  • Lá existe GoPro para alugar e junto sempre vai um fotografo mergulhador. Depois eles apresentam as fotos e oferecem para venda.

Dia que vivi essa experiência: 02/08/2018