A trilha da Vida
73 / 100

O curta-metragem A trilha da Vida recebeu o prêmio de filme inspiração no Festival Rocky Spirit e Melhor filme na escolha do público no Freeman Festival em 2021

Sinopse:

Casal montanhista comemora o aniversário de 1 ano de sua filha, fazendo um trekking de travessia de 4 dias na Patagônia chilena, conhecido como Villarrica Traverse. Uma experiência de imersão na natureza e reflexão sobre como foi esse primeiro ano de vida da Gabi, após inúmeras trilhas feitas desde a gestação. O documentário é uma jornada para inspirar famílias a aproximarem cada vez mais seus filhos da natureza e de si próprios. O documentário aborda de uma forma lúdica a importância e benefícios de conectar seus filhos com a natureza desde muito pequenos. Mostrando que o ambiente outdoor pode sim ser o lugar de uma criança.

A Trilha da Vida participou dos seguintes festivais em 2021: Rocky Spirit, Mostra de Filmes de Montanha, Cinema e Ambiente Avezzano (Itália), Southern Cone International Film Festival (Chile), INKAFEST mountain film festival (Perú), First-Time Filmmaker Sessions (Inglaterra) e Freeman Festival Brasil.

Sobre o Diretor

Emanuel Silveira, fotógrafo outdoor, filmmaker e viajante. Movido pela aventura e a paixão por fotografia, é criador do canal no YouTube “Longe da Rotina” e da web série documental “LA ESPINA – Uma aventura pelos andes”. Trabalhando a mais de sete anos no ramo audiovisual com empresas de moda, design, culinária, musica, artes, comércio e turismo. Mas o foco sempre foi a Natureza e Esportes de Aventura. Também idealizador de curtas como “MAJE: Sentimentos de Estrada” que foi selecionado pelo festival de filmes Mountain Festival no ano de 2019, o documentário sobre o recorde latino americano de maior salto de Rope Jump, e diversos outros projetos audiovisuais.

Declaração do diretor

Quando conheci o Fernando e a Marcela antes mesmo da Gabi nascer, era nítida a energia boa que transmitiam aos que os cercavam. Quando a Gabi nasceu, essa energia só cresceu ainda mais. Me sinto privilegiado de poder fazer parte de pelo menos um pouquinho dessa vida cheia de aventuras e lindas histórias, e ainda mais feliz por terem me escolhido para tocar esse projeto chamado “A trilha da vida”.

Quando eles vieram com a ideia, meses após terem voltado da Patagônia, eu me animei e topei na hora abraçar o projeto que ao meu ver tem sido um dos mais lindos e mais emocionantes dos quais eu já trabalhei. O filme conta a história de dois adultos e uma criança de apenas um ano de vida, que após terem vivido um ano cheio de conquistas e desafios, enfrentam uma travessia incrível e inóspita pela Patagônia.

Uma linda narrativa que nos mostra que tudo é possível e que a natureza é algo importante a ser introduzida na vida das crianças e como isso faz um bem danado para seu desenvolvimento. Um filme sobre quebra de paradigmas, aventura, conquistas, amor e o principal: família.

Algumas imagens do filme A trilha da Vida