Facas para montanhismo. Saiba como escolher

78 / 100

Ter uma faca é muito importante em qualquer atividade outdoor, e principalmente no montanhismo. É praticamente um item de segurança que pode te ajudar em diversas situações, desde descascar uma fruta, até construir um abrigo e cortar uma corda em uma emergência.

E dentre todas as milhares de opções existentes no mercado, como escolher a que melhor irá atender as suas necessidades? Para isso é preciso entender todas as variáveis envolvidas no uso e nas características das facas. Vamos lá.

Tipo de uso

Esse é o critério principal, que serve para qualquer tipo de equipamento. Em que situações eu usarei isso? Qual será a condição que poderei precisar dela. Tenha bem claro essas respostas. Falando especificamente de facas para montanhismo, será em um trekking longo, escalada em rocha e ou gelo, campismo apenas, estarei de luvas ou não e etc.

Tipos de facas

Canivetes

Os canivetes, são as facas dobráveis, que podem ter apenas uma lâmina ou terem várias outras ferramentas juntas, como os famosos canivetes Suiços da Victorinox, cujo alguns modelos possuem até lente de aumento que pode ser usada para fazer fogo em algumas situações. Por serem mais compactos, mais leves e não precisarem de bainhas são os modelos ideais para o montanhismo.

Facas rígidas (Não dobráveis)

Tem a característica de possuirem lâminas longas, grossas e por isso muito resistentes, com um cabo de ótimo grip que a mão abraça por completo. Elas vão precisar de uma bainha para guardar com segurança. As melhores facas assim são as “full tangs”, nas quais o aço da lâmina acompanha exatamente todo o diâmetro do cabo, dando assim muito mais resistência a todo o conjunto. E um passo atrás dessas estão as que são “Partial Tang”, em que a lâmina se extende parcialmente para fixar no cabo, dando menos resistência.

Lembra da “faca do Rambo”? Se você nasceu na década de 70-80, com certeza irá lembrar, o sonho de todo menino daquela época. Infelizmente não é uma boa opção para levar em uma trilha ou escalada, mas pode ser uma boa para pescadores, profissionais táticos e sobrevivencialismo.

Multitools

Parecidos com os canivetes que possuem várias funcionalidades, só que nesse caso o alicate é o centro de tudo e não a faca, e dele derivam outros “tools” como: faca afiada, abridor de garrafa, chave Philips, chave de fenda, faca serrilhada, abridor de lata, lixa áspera, régua e etc. São interessantes, pois é realmente um alicate robusto que funciona, mas confesso que em todas as vezes que estive em trilha, nunca tive uma situação em que precisei usar um alicate de verdade. O pequeno alicate que tem no meu canivete Victorinox sempre deu conta. De qualquer forma, caso você tenha um parceiro/a de aventura, não seria uma má ideia ele levar um desses para complementar os equipamentos da equipe. Outro uso que gosto, é ter um Multitools (e de fato tenho) no carro e no trailer.

A foto mostra o multitool Precision, que compõe o portfólio de produtos de cutelaria outdoor da INVICTUS. Tem alta resistência, estrutura em aço inoxidável 420, cabo em óxido de alumínio com design camuflado e múltiplas funções. Dimensões: 17cm x 7cm aberto / 10,1cm x 7cm fechado. Peso: 334g

Comprimento da lâmina

Quanto maior o comprimento da lâmina, mais versátil ela é, pois permite ter diferentes tipos de cortes, como dentes para serrar galhos por exemplo. Em contra-partida, claro, vem o peso e volume. Canivetes com lâminas muito pequenas normalmente são usados como um item de segurança para ficar sempre de fácil acesso e permitir cortar uma corda, fita ou qualquer pequeno corte em uma situação de urgência.

Sistema de abertura do canivete

Uma característica muito importante para os canivetes é ter possibilidade de abri lo com apenas uma mão. Em uma situação de uso de emergencia em que uma das suas mãos está ocupada, com em uma escalada, essa funcionalidade pode fazer toda a diferença. Claro que os canivetes multifuncionais não possuem esse sistema, mas para os canivetes faca, procure sempre um que possua

Cabo da faca

O material do cabo varia muito. Podem ser plástico, alumínio, madeira, aço inox e etc. Isso influencia no peso e resistência. Quanto maior o cabo mais fácil é o manuseio. Alguns cabos também trazem outras funções, como: quebradores de vidro, dente para cortar cintos e cordas

Material da lâmina

Existem vários tipos de aços para cutelaria, Aço Carbono, Aço inox, Aço Damasco, Aço SAE 6150, Aço 1020, 1045,1070, 1095, Aço 5160 e Aço 52100. Dá para ver que a lista é grande. O aço mais comum para facas e canivetes para uso outdoor é o Aço Inox (o “Stainless Steel”), pois é muito resistente a oxidação devido ao cromo da sua composição. Vale lembrar que o inox não é imune a ferrugem, mas é muito resistente e cuidando sem muito stress, limpando sempre a lâmina, já dá para garantir isso.

O que se atentar ao comprar uma faca de aço inox? O tipo do Inox utilizado na fabricação da lamina. Deve ser do tipo martensítico (tipo 420 e 410), que contam com 12% a 18% de cromo e de 1% a 1,5% de carbono. São os que apresentam maior dureza e resistência ao desgaste, comparado com os demais tipos de inox.

Aço Damasco

faca damasco artesanal compressor e1536845020620
Damascus Hunter with Blue Corelon Handle – LSH Knives

Vale também falar sobre o aço Damasco, que é considerado o aço mais nobre na cutelaria, caracterizado por possuir linhas na sua superfície que criam padrões de desenhos lindos e únicos, ser muito resistente e poder ser extremamente afiado.

O aço de Damasco era o aço que produzia as lâminas de espadas no Oriente Médio, forjadas de lingotes de aço que eram importados da índia e do Sri Lanka.

A aplicação dele é muito rara em facas de uso outdoor e produzidas em série, pois a produção é complicada e cara e encarece muito o produto, mas já existem alguns modelos da Victorinox que usam esse tipo de aço. De qualquer forma considero que escolher um canivete com o aço damasco tem mais a ver com valorizar a beleza e exclusividade, do que o uso prático em si no ambiente outdoor. Eu por exemplo preferiria ter uma faca de churrasco em aço damasco do que uma faca para usar nas aventuras.

Alguns exemplos de modelos de facas para usar no montanhismo

Linha Phanton e Squad Invictus

Captura de Tela 2021 06 03 as 16.08.37
Linha Squad Invictus (Squad wood edição limitada)
Captura de Tela 2021 06 03 as 16.08.50
Linha Phanton Invictus (Phanton Kriptek Typhon edição limitada)

Canivete faca, com lâmina de aço inox 420, clip para prender no cinto ou bolsos, quebra-vidro, corta-cinto no cabo e abertura spring assisted (sistema seguro e prático e abrir e fechar). Tem uma grande vantagem de ser produzido pela INVICTUS, empresa brasileira especializada no segmento tático e outdoor, então é possível comprar no Brasil facilmente e com valor acessível. Inclusive nessas duas linhas de canivetes eles lançaram uma série limitada de 1000 unidades, então se você gosta de ter algo mais exclusivo, se torna mais um diferencial dessa marca.

Canivete Victorinox

faca para montanhismo

Talvez não exista nenhuma marca mais tradicional de canivetes do que a Victorinox, que existe desde 1897. Existem centenas de opções de configurações de ferramentas e o ideal é você escolher uma que tenha um equilíbrio entre peso x variedades de funções. Claro que quando mais funções, maior o peso, volume e preço. É difícil te dizer o que é útil ter ou não, pois a ideia dele é justamente possuir a solução para situações improváveis, mas algumas funções importantes além da faca e que já usei muito são: Saca rolha, pinça, gancho, chave philips e chave de fenda, abridor de latas, tesoura e serra

CRKT Niad Titanium Climber’s Knife Folding Pocket Knife

Feito de titânio, a CRKT Niad, pesa apenas 17g. Possui local para prender no mosquetão e lâmina serrilhada também. Ele é perfeito para deixar clipado na cadeirinha, ou na alça da mochila durante uma escalada. Muito útil em uma situação que é necessário cortar uma corda, fita, cabelo ou roupa.

Conclusão

Para mim, a configuração ideal para uma aventura de montanhismo, como trekking, hiking, escalada é ter com você 3 tipos de facas, como nos exemplos acima:

  • Um mini canivete, que você pode deixar clipado em um mosquetão no boldrier ou na alça da mochila, para ter um recurso rápido e prático caso precise cortar uma corda ou fita;
  • Um canivete tipo Suíço com várias funcionalidades que pode lhe ajudar em muitas situações.
  • Uma faca canivete com uma lâmina tamanho médio, muito resistente e que permita você fazer cortes maiores, serrar galhos e coisas assim.