8 formas de como fazer café em acampamento

81 / 100

Acho que é difícil conhecer alguém que não goste de café, não é mesmo? Eu aprendi a gostar de verdade, quando comecei a tomar café sem açúcar e assim pude perceber a diferença enorme entre cada tipo de café e fui me interessando nesse paladar. E hoje nas atividades outdoor sempre vamos preparados para fazer café nos acampamentos.

Além do aroma e sabor, acho que o que torna o café uma bebida tão popular é o ritual envolvido. Desde o preparo até a degustação, normalmente o café está relacionado com um momento de “pausa”, relaxamento e conversa. Nas atividades outdoor, não é diferente, na verdade acho que acaba tendo um papel mais importante ainda, pois considerando lugares de difícil acesso, e com pouca estrutura, poder tomar um café quente de qualidade no meio da natureza, traz um bem estar danado!

Antes de mais nada, para fazer café um bom café em um acampamento é preciso seguir essas 3 regras básicas:

  • A água não deve entrar em estado de ebulição. Pare de aquecer antes de ferver, se não o café ficará com um gosto de “queimado”.
  • Escolha um café de qualidade. Não tem jeito café bom não é o mais barato da prateleira… Muitas regiões famosas de trekking produzem ótimos cafés, como a Chapada Diamantina e o Parque Nacional do Caparaó. Aproveite e compre diretamente do produtor.
  • Faça você mesmo a moagem dos grãos ou compre com no máximo 2 semanas da moagem

Pensando nisso, fiz uma lista com algumas opções de como fazer café em acampamento, para situações em que o volume e o peso precisam ser considerados!

Café solúvel

A qualidade não é a mesma claro, mas é a forma mais prática de como fazer café em acampamento, e eu já levei muito café assim para a montanha. Hoje em dia, confesso que prefiro não ser tão minimalista no quesito café. Mas o café solúvel é a forma mais leve, já que não requer nada além de água quente para preparar. É só esquentar água, adicionar o café solúvel e pronto! Existem vários tipos no mercado.

Café coado

Coador de Pano

Bom, essa é a forma mais básica e simples de preparo. Existem coadores de pano de diversos tamanhos. Não é nada especial. Para levar em acampamentos eu prefiro os modelos com cabo para você segurar e colocar direto na caneca ou panela. Inclusive no desespero, esqueceu o coador, vale usar até uma meia que resolve!

Coador de café X-Brew – Sea to Summit

como fazer cafe em acampamento

O X-Brew é um coador de café de silicone colapsável (livre de BPA e que aguenta altas temperaturas), feito com um filtro de malha metálico reutilizável.

Como tudo feito por essa marca, o filtro de café da Sea to Summit é super compacto e leve. Fechado ele fica com apenas 2cm de altura e encaixa dentro da chaleira da mesma marca. Eu gosto muito da praticidade, mas no preparo do café acho que o filtro de aço deixa passar um pouco de pó. É possível usar um filtro de papel descartável com ele também. Outra coisa interessante é que ele tem uma base mais larga feita para apoiar nas canecas, podendo ser preparado o café diretamente nelas.

Rick Filtro De Café

É um apoio para filtro de papel fabricado em aço inoxidável, é portátil, dobrável e fácil de guardar. É possível apoiar diretamente na caneca

Prensa Francesa

Essa é a técnica de como fazer café em acampamento, que para o meu gosto é a que trás o melhor resultado em qualidade x praticidade x peso/volume.

Cafeteira e Infusora portátil Yellowstone (Marca Invictus Tactical & Outdoor)

como fazer cafe em acampamento

Essa é uma ótima opção para quem gosta do café feito na técnica francesa (êmbolo), pois diferentemente das cafeteiras francesas que são de vidro e muito frágeis, a Infusora Portátil Yellowstone é feita de plástico (livre de BPA) e metal e não vai quebrar na sua mochila. A Yellowstone é pequena, leve e portátil, permitindo o preparo de até 350ml de chá ou café, apenas adicionando água quente. Possui anéis de vedação e tampa de fechamento que garantem a conservação do líquido e também possibilita beber diretamente nela.

Eu comecei a usar ela agora acampando com o trailer, e acho que ela vai ser perfeita para levar em trilhas e remadas em que eu não preciso ser muito minimalista com a minha mochila, pois apesar de ser bem leve, ela tem o volume de uma garrafa de 500 ml, que por incrível que pareça em certas situações qualquer milimetro quadrado conta. Ela é a cafeteira eleita para ficar no nosso trailer!

como usar a cafeteira Infusora Portátil Yellowstone

Essa cafeteira foi lançada junto com o café Buffalo American Coffee, um café produzido com grãos 100% Arábica, que combina variedades do Bourbon Amarelo e do Catuaí Amarelo. Achei uma delícia!

Jetboil Coffee Press

Essa é uma prensa francesa que funciona como um acessório para transformar as panelas da Jetboil em uma cafeteira. É só colocar o pó de café na panela vazia, adicionar água quente, colocar a prensa, esperar 5 minutos e depois pressionar a prensa para baixo. E sabe outra coisa incrível dessa prensa? É possível também ser usada para cozinhar peixes e vegetais no vapor!

Café espresso Italiano

Minipresso – Wacaco

O Minipresso é compacto, leve e resistente. Faz 50 ml de café, pesa 360g, e mede 175x70x60 mm. É para um uso individual pois tem uma capacidade pequena de preparo e está sendo muito usado mundo a fora. Eu estou muito curioso para ter um desse e testar.

O preparo funciona da seguinte forma:

  1. Adicione o pó de café (recomenda-se moagem média, uma moagem muito fina poderá entupir o filtro) no compartimento superior.
  2. Adicione água quente no reservatório de água.
  3. Desbloqueie o pistão de sua posição de deslocamento e bombeie alguns movimentos para pressurizar e extrair o expresso.

Cafeteira Italiana Nuova Moka express, Bialetti 2 Xícaras

Essa é a mais famosa cafeteira italiana, um design que esta inclusive exposto no MOMA de Nova Iorque. Esse modelo é o menor existente da Bialetti. Faz 90 ml de café e vira uma ótima opção para levar em uma trilha ou aventura. Possui uma válvula patenteada Bialetti, que é de grande importância para a sua segurança.

Dica extra

Leve também uma boa garrafa térmica, que possibilite armazenar o café quente por várias horas. Principalmente em montanhas e lugares frios, poder a qualquer momento se esquentar com um café quente é uma ótima!