Um dos roteiros mais incríveis para quem gosta de viagens no estilo “overlander” é explorar de carro a Argentina. E nesse post eu vou dar todas as dicas do que é necessário organizar para fazer uma viagem de carro para argentina, mas também de trailer ou motorhome.
É importante dizer que eu já fiz muitas viagens para a Argentina de carro e diversas vezes não estive com essa lista a baixo completa e nunca tive problemas nas fiscalizações. Muitos itens são apenas “recomendáveis” e outros com uma certa polêmica na obrigatoriedade ou não, mas vou passar a informação completa e fica a seu critério adotar.
Documentos
- Documento do carro no nome do motorista ou de um dos passageiros
- Caso o carro seja de um terceiro, é preciso ter uma autorização por escrito registrada
- Caso o carro seja de empresa, é preciso comprovar que um dos passageiros é sócio dessa empresa
- Carteira de motorista válida.
- RG ou passaporte. A validade do passaporte deve estar até 6 meses do vencimento. No caso do RG que no Brasil não tem validade, certifique se que a sua foto não esteja muito antiga e muito diferente do que você é hoje.
- Caso você esteja entrando na argentina com algum equipamento que tenha o valor maior que 3.000 USD é recomendável declarar a saída na alfandega do Brasil.
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina e como nosso vizinho também faz parte do Mercosul, é possível entrar apenas com o RG, de qualquer forma, fica a critério do agente de imigração autorizar ou não a sua entrada.
Regras sobre o COVID (atualizado em 07/04/2022. verifique nesse link pois as regras mudam a todo tempo)
- Apresentar calendário completo de vacinação (2 doses pelo menos) aplicado pelo menos 14 dias antes de sua chegada
- Completar a Declaração Jurada ao menos 48hs antes da viagem.
- Apresentar seguro saúde internacional que cubra COVID-19 (cobertura de serviços de internação, isolamento e traslados sanitários.).
Seguros
- Seguro carta verde para o carro válido pelo período que estiver na Argentina. Muitas seguradoras no Brasil emitem esse seguro, inclusive algumas apólices nacionais já incluem a emissão desse seguro sem custos, verifique antes com a sua seguradora. É um seguro para evitar que a sua passagem na Argentina gere gastos para o pais em um eventual sinistro. Obs: importante imprimir em um papel verde, pois as autoridades locais estão acostumadas e ver esse documento assim.
- Conforme escrito acima, apresentar seguro saúde internacional que cubra COVID-19.
Regras e procedimentos de transito nas estradas
- Faróis sempre ligados
- Proibido transitar de engate quando não está sendo usado
- Uso de cinto de segurança
Dica: Fica atento. Nas estradas da Argentina, ao contrário do Brasil, dar seta para esquerda é sinal de que você pode ultrapassar.

Equipamentos e acessórios para o veículo
Geral para todos os veículos
- Cambão ou algo para poder rebocar, como fita e cabo de reboque. OBS: Não é obrigatório, não existe legislação para isso, porém existe desinformação sobre esse tema, inclusive das autoridades, então recomendo ter. De qualquer forma é um acessório muito útil para sempre ter no seu carro.
- 2 triângulos (a explicação é para você poder sinalizar na frente e atras do carro)
- Kit primeiro socorros (não é obrigatório mas é recomendável, vale a mesma explicação que dei a cima sobre o cambão)
- Extintor de incêndio
- Cinto de Segurança
- Encosto de cabeça nos bancos dianteiros
- Proibido circular com aparatos (grade, quebra-mato, proteção ou acessório) na frente ou traseira, que vão além do para-choque ou lateral do veículo. Vi carros que prolongam o parachoque para poder por exemplo levar uma bike ou moto na traseira.
Dica: Compre todo esse “kit” em alguma loja na cidade fronteiriça da Argentina. É mais barato e essas lojas já estão acostumadas a vender isso para brasileiros. Já tem tudo preparado para te vender.
Caminhonetes e vans
- Adesivo de 110km/h
- 1 metro linear de fita refletiva vermelha na traseira (pode ser dividido)
Dica: As lojas de acessórios da Argentina afirmam que os adesivos devem ser comprados com o selo de regulamentação argentino. Porém não encontrei em nenhum lugar essa regra. Na verdade esse é outro item polêmico. Essa regra dos adesivos vale apenas para veículos comerciais e não de passeio, mas também pode ser algo que gere discussão em um policial rodoviário “desavisado”. É muito comum turistas que fazem viagens longas overland terem esses adesivos.
Trailer/caminhões
- Adesivo de 80km/hora
- 1 metro linear de fita refletiva vermelha na traseira (pode ser dividido)


Extras
Como quem faz uma viagem de carro para a Argentina acaba as vezes também cruzando para o Chile, seguem algumas informações:
- Para o Chile além do seguro carta verde, é preciso também fazer o seguro SOAP. Esse seguro também é possível fazer aqui no Brasil nas seguradoras.