As 10 melhores trilhas da Ilhabela

86 / 100

A Ilhabela é uma da maiores ilhas do litoral brasileiro e praticamente 80% da sua área é de mata-atlântica preservada. E por isso é um prato cheio para quem gosta de trilhas. A seguir vou passar uma lista do que considero as 10 melhores trilhas da Ilhabela!

1 – Praia do Bonete

  • Distância: 13,56km
  • Ganho de elevação: 508m
  • Tempo de deslocamento: 4-5hs

O Bonete é uma das comunidades caiçaras mais tradicionais da Ilhabela. Uma praia lindíssima e ótima para surf também. O roteiro tradicional é fazer a trilha, dormir uma noite por lá (existem pousadas, hostels e campings) e voltar no dia seguinte de barco.

A trilha é bem larga e não existe nenhuma dificuldade em navegação. Você irá passar por vários pontos de água, e 2 ótimas cachoeiras para banho: a Cachoeira da Laje e a Cachoeira Areado, então não se preocupe em carregar muita água, 1 litro sempre é o suficiente até a próxima parada.

2 – Trilha Praia das Enchovas e Praia Indaiaúba

Praia das Enchovas (partindo da Praia do Bonete)

  • Distância : 3,7km
  • Ganho de elevação: 130m
  • Tempo de deslocamento: 1hs

A trilha que leva até as Praias das Enchovas e Praia Indaiaúba começa na Praia do Bonete. O primeiro trecho até a Praia das Enchovas e é bem tranquilo, é uma trilha larga, fácil de seguir e muitas pessoas que estão no Bonete acabam escolhendo fazer essa caminhada para conhecer a praia ou ir até o mirante, que está a 1 km do início da trilha. Os primeiros 2km sao praticamente subida e bem exposto ao sol. Leva mais ou menos 1 hora para chegar até a praia das Enchovas e são 3,7km. 

A praia é linda, e bem diferente das demais praias da Ilhabela, com muitas pedras na areia. Dependendo da maré ou época do ano o mar tirar a areia da praia.

Praia Indaiaúba (partindo da Praia das Enchovas)

  • Distância : 3 km
  • Ganho de elevação: 170m
  • Tempo de deslocamento: 1:00hs

A trilha para a praia Indaiaúba começa cruzando um rio que fica nos fundos das casas dos caiçaras que vivem na praia das Enchovas.

A trilha é fechada no estilo “single track” e são 3 km até a Praia de Indaiauba. Depois de 1h30 você verá uma placa: “Propriedade particular, você esta sendo filmado” e de repente da mata fechada você vai entrar em um estrada pavimentada, com grama cortada, heliponto, casas enormes e pessoas passando de quadriciclo. É condomínio de luxo da Praia de Indaiauba! É bizarro esse contraste. Após uma longa descida chegasse na praia, que sem dúvida é uma das mais lindas da Ilhabela e ainda possuiu uma pequena cachoeira que praticamente deságua no mar e dá para entrar.

3 – Trilha mirante Buraco do Cação

  • Distância: 1km ida e volta
  • Duração: 1hora ida e volta a partir da trilha do Bonete

O Buraco do Cação é uma caverna (ou talvez uma grande rachadura) em um paredão de rocha de mais ou menos 80 metros no costão entre a Ponta do Sepituba e a Praia do Bonete. A melhor forma de ver o Buraco do Cação é de barco ou caiaque, mas pelo mirante do Buraco do Cação também é possível.

Durante a volta de caiaque que dei na Ilhabela eu passei por lá (veja como foi essa aventura: VOLTA DE SURFSKI ILHABELA), é realmente impressionante e bem intimidador. O mar lá normalmente é mais agitado e as ondas entram na caverna mostrando sua potência. Em dias muito raros de mar flat é possível entrar de caiaque mas até hoje não tive essa sorte.

A trilha para o mirante do Buraco do Cação começa no meio da trilha que leva até a praia do Bonete, mais especificamente no próximo da Cachoeira da Laje, a primeira cachoeira da trilha. Lá siga a placa para Fazenda da Laje e desça até o mirante

4 – Travessia Sul da Ilhabela. Sepituba/Bonete para Castelhanos

  • Distância: 32km
  • Ganho de elevação: 1315m
  • Tempo de deslocamento: 11hs (dois dias de trekking)

A Travessia Sul da Ilhabela ou Travessia Bonete para Castelhanos, uma trilha que percorre todo do Sul da Ilhabela, passando por 7 praias, várias cachoeiras e comunidades caiçaras. Começa na ponta de Sepituba e termina da Praia de Castelhanos.

Muitas pessoas fazem o trekking que leva até a praia do Bonete, mas poucas continuam e tentam chegar até Castelhanos fazendo a travessia completa, pois de Bonete para frente a história muda… São mais 18km em + – 6:30 hs (sem contar as paradas para descanso), com navegação difícil, mata fechada, 800 metros de subida acumulada e muitas cobras pelo caminho (vimos 5 nesse dia). Mas é tudo isso que torna esse trekking tão especial.

Veja o post completo sobre essa trilha: Trekking Travessia Bonete – Castelhanos

5 – Trilha Cachoeira do Gato

  • Distância: 5,54km
  • Ganho de elevação: 220m
  • Tempo de deslocamento ida e volta: 1h30

A trilha começa no canto esquerdo da praia e tem 4km ida e volta. A cachoeira tem 40 metros de altura. Não é recomendado tentar entrar no poço bem embaixo da cachoeira pois as pedras lá são super escorregadias, mas existem outros ótimos locais para banho ao longo do curso do rio.

6 – Pico do Baepi

  • Distância ida e volta: 11km
  • Ganho de elevação: 890m
  • Duração Ida e volta: 5-6hs

O Pico do Baepi, com 1.048 metros de altura, é a quinta montanha mais alta da Ilhabela – a mais alta é o Pico São Sebastião com 1.375 metros – Mas apesar de não deter tal título, o Baepi é a montanha mais marcante, com uma grande rocha protuberante e chama atenção na paisagem da Ilhabela.

É uma trilha pesada, com muita subida acumulada e trechos de mata bem fechada, porém possui o melhor visual do canal de São Sebastião.

Obs: Atualmente é obrigatório estar acompanhado de guia credenciado para fazer essa trilha.

Veja o post completo sobre essa trilha: TRILHA DO PICO DO BAEPI – ILHABELA

7 – Trilha Fazenda da Lage

  • Distância ida e volta: 8km
  • Ganho de elevação: 550m
  • Duração Ida e volta: 3-4hs

A trilha para a Fazenda da Lage é na verdade os mesmo 3,5km iniciais da trilha para a Praia do Bonete e depois desce 500 metros em um desvio a direita até a sede da fazenda. De lá partem outras trilhas como: Bruraco Cação (listada acima), Poço Dourado, Trilha do Costão e prainha da Cachoeira da Lage. Considero essa a trilha mais legal da Ilhabela, pois é de fácil acesso, principalmente se você resolver acampar na Fazenda da Lage o que deixa menos cansativo, já que divide em 2 dias.

A Fazenda da Lage possui a melhor vista da costa Sul da Ilha. Tenho um post dedicado só para essa trilha:

TUDO SOBRE A TRILHA DA FAZENDA DA LAGE, ILHABELA

8 – Trilha da Água Branca

  • Distancia ida e volta: 4km
  • Subidas acumuladas: +-150m
  • Tempo estimado: 1h sem contar as paradas, mas reserve umas 2h30 para você aproveitar as locais para banho sem pressa
  • Como chegar: A trilha começa exatamente na guarita do Parque Estadual da Ilhabela, no início da estrada que leva até a Praia de castelhanos.

A Trilha da Água Branca é uma das trilhas mais fáceis e agradáveis de se fazer da Ilhabela. São 5 locais para banho ao longo da trilha além de uma torre de madeira de uns 15 metros de altura, que fica no nível da copa das árvores e é perfeita para observação de pássaros. 

Você não precisa fazer a trilha completa se não quiser pois o primeiro poço para banho fica após 20 metros de trilha!

Dá tranquilamente para levar crianças e é uma ótima opção para quem visita a Ilhabela, quer também ter um pouco de contato com a mata atlântica do parque e tomar um banho de cachoeira! Reserve 2 horinhas do seu tempo e vá!

9 – Trilha das Praia Mansa e Vermelha e Figueira

Trilhas da ilhabela. Praia Vermelha,Ilhabela
Praia Vermelha, Ilhabela
  • Distância: 5,5km ida, partindo da praia de Castelhanos
  • Duração: 1-2h
  • Subida acumulada: 280m

Para visitar essas praias você deve pegar uma trilha que começa no canto direito da Praia de Castelhanos. Na praia Mansa vive uma pequena comunidade caiçara e na praia Vermelha tem uma propriedade particular e nenhuma estrutura a mais. É uma praia bonita com um riozinho que dá para nadar e lavar o suor.

10 – Trilha pico São Sebastião 1.379m

  • Distância: 20km ida e volta
  • Duração: 6h20 só ida

O Pico São Sebastião é a maior montanha da Ilhabela e também a montanha mais alta em uma ilha no Brasil. É uma trilha para pessoas mais experientes.

Essa é a trilha mais casca grossa da Ilhabela e talvez de todo o litoral de São Paulo. São 1.200 metros de subida acumulada, mata bem fechada no final, com bastante bambu que atrapalha muito a passagem e é preciso pernoitar próximo do pico. Isso faz você também ter que levar equipamento de camping e comida, ficando mais pesado e consequentemente deixando a subida mais penosa.