Lagunas escondidas de Baltinache – Atacama

Se você vai para o Atacama e quer viver a experiência de flutuar em uma lagoa azul no meio do deserto, vá para as Lagunas escondidas de Baltinache! São maravilhosas e existe ainda a chance de você conseguir estar sozinho na lagoa!

Um dos passeios que se tornou mais famoso em San Pedro de Atacama é a flutuação em alguma lagoa de sal. Isso começou muitos anos atrás com a Laguna Cejar, que fica a apenas 3km da cidade.

No ano de 2003 estive em San Pedro do Atacama e perguntando na rua sobre essa tal lagoa de sal, combinei com um menino de lá para me levar até lá. Não existia nada no lugar, não tinha placas, não se pagava para entrar e praticamente ninguém ia, pois não fazia parte dos roteiros das agências. Era apenas uma lagoa linda e isolada no meio do salar do Atacama.

Hoje mudou muito! Existe guarita, ticket de entrada e na verdade não é mais permitido entrar na laguna Cejar e sim na Tebinquinche que fica no mesmo complexo. É um dos lugares mais procurados de San Pedro.

Flutuação nas Lagunas escondidas de baltinache
flutuação na 7a lagoa

Lagunas escondidas de Baltinache

As Lagunas escondidas de Baltinache são 7 lagoas no total e você pode entrar na primeira e na última. Nos entramos apenas na última, pois é mais bonita e isolada. São uns 500 metros de caminhada pelo Salar passando por todas as lagoas. A sensação de boiar, com os braços para cima, pernas cruzadas, de bruços ou de qualquer jeito sem o mínimo esforço, é muito divertida. Isso é decorrente da altíssima concentração de sal das lagoas.

Não afunde a cabeça por causa do sal nos olhos e já vai se preparando para arder qualquer machucado que você tenha 😉

Lagunas escondidas de Baltinache

No local existe ducha (fria) para se lavar e tirar o sal e também vestiário. Mas fica há uns 200 metros da primeira lagoa. E você faz esse trecho de carro, ou seja, na volta é preciso entrar no carro com sal no corpo e ir até os vestiários para se lavar e depois ir embora de uma vez.

A água é fria, mas vale muito a pena. Não passamos frio ao sair, pois com o clima muito seco e o sol do meio dia, em poucos minutos você seca e o vento nao te incomoda mais. Fomos em agosto.

Valores

A entrada custa apenas 5.000 pesos por pessoa. Se você tiver seu próprio carro não tem necessidade de ir com uma agência e é uma bela economia.

A agências combram de 21.000 a 30.000 pesos, com transporte (saindo de um ponto de encontro na cidade) e guia. A entrada na lagoa é a parte. Algumas incluem um lanche servido na beira da lagoa e pick-up no hotel, e consequentemente tem um preço mais alto.

Como chegar

Muito fácil! Pegar a estrada (esfalfada) sentido Calama, e logo depois da cordilheira de Sal você verá uma placa indicando: “Lagunas escondidas de Baltinache” a esquerda. A partir disso são uns 15km de terra em boas condições. Qualquer carro chega.

Coloque no Google maps que indica o caminho exato. PS: Vimos um guanaco nesse caminho! Animal raro e que está em extinção nessa região.

As agência vão de manhã, logo após o almoço ou no final de tarde então se você for sozinho vá no contra fluxo. Nos chegamos umas 11:00 lá e tinham umas 3 vans de agências e dos hotéis all inclusive, com mesas montadas servindo lanches e bebidas para os turistas. Era o final no tour, já tinham visitado as lagoas.

Assim fizemos toda a caminhada sozinhos, entramos na sétima lagoa sem ninguém e quando voltamos para a primeira lagoa todas as vans já tinham partido!

O que levar para as Lagunas de Baltinache

  • Leve uma toalha ou um roupão e e faça a caminhada assim mesmo. Fizemos de chinelos camiseta, bermuda, já com a roupa de banho e com uma mochila com água para beber.
  • Se quiser leve também uma garrafa de água extra apenas para tirar um pouco do sal e fazer a caminhada de volta mais confortável.
  • Só é permitido passar protetor solar no rosto.
  • La não existe nada para comprar, então leve o que quiser beber e comer. Existem uns quiosques para picnic de frente para a primeira lagoa.
Lagunas escondidas de Baltinache