Trilha das 7 Praias – Ubatuba

85 / 100

Na virada de ano para 2019 fui para a Praia Grande do Bonete em Ubatuba e percorri algumas vezes a famosa Trilha das 7 praias, que considero uma das trilhas costeiras mais lindas de Ubatuba. Nesse post vou explicar tudo que você precisa saber para fazer esse trekking por conta própria, sem o auxilio de guias.

A Trilha das 7 praias, sai da Praia da Lagoinha e passa pelas seguintes praias: Oeste; Perez, Bonete, Praia Grande do Bonete, Deserta, Cedro e Fortaleza. Totalizando 8,9km

Como chegar no início da trilha.

Vá até a Praia de Lagoinha. Se for de carro, deixe ele estacionado na rua mesmo (pois não tem estacionamento pago por lá). Tente achar uma vaga na última rua do lado esquerdo da praia. Lá é Zona Azul, então antes não esqueça de comprar uma folha. O sistema de Ubatuba, custa R$12 pelo dia todo.

Se for de ônibus, pare no ponto mais próximo do primeiro condomínio de Lagoinha (para quem vem do centro de Ubatuba). Ele fica bem em frente ao Supermercado. Entre e pegue a primeira rua a direita. Siga acompanhando a cerca até chegar em um portão de pedestre a sua direita. Atravesse e pegue logo a esquerda, seguindo a linha da cerca que divide o condomínio. Você já esta na trilha!

Se você parou o carro em Lagoinha, estacione e pegue a ultima rua sem saída à esquerda. Atravesse o rio pela ponte de madeira e siga essa passagem até o portão do condomínio. A trilha começa à direita, beirando a cerca.

Primeiro trecho da Trilha das 7 Praias: De Lagoinha até Praia Grande do Bonete.

Powered by Wikiloc

Trecho tranquilo com a trilha larga e mais movimentado. Existem vários pontos para banho no caminho, mas se tiver que escolher uma praia para parar um pouco e nadar, escolha a Bonetinho. Lá também dá para comprar água e comer.

Voce pode fazer a trilha saindo pela Praia da Lagoinha, terminando na Praia da Fortaleza ou no sentido contrário, começando na Fortaleza e terminando na Lagoinha.

Segundo trecho da Trilha das 7 Praias: Praia Grande do Bonete até Praia da Fortaleza

Esse trecho é mais difícil, tem o dobro de subida acumulado, mas tem a praia mais linda de todas: a Praia do Cedro! A partir do Cedro a trilha fica mais fechada e pouco movimentada.

  • Distancia (somente ida): 4,3km
  • Ganho de elevação: 170 m
  • Tempo estimado: 1h

Onde comer

  • Quiosque do Jarobá, entre a Praia Oeste e a Praia do Perez
  • Praia do Bonete possui dois quiosques pé na areia
  • Praia grande do Bonete, possui 2 bares pé na areia, mas o restaurante bom que vale a pena se chama Barcoiris e fica para dentro das ruelas de terra. É fácil achar perguntando.
  • Praia do Cedro tem o quiosque do Roberto, serve bebidas, pasteis, frutas e comidas simples.
  • Praia da Fortaleza tem restaurantes das pousadas e alguns quiosques.

O que levar

  • Não é preciso levar mais do que 0,5-1 litro de água com você. Existem alguns pontos de água durante a trilha e também é possível comprar até chegar no Cedro. o Trecho da praia do Cedro até Fortaleza, não tem nada, nem pontos de água e nem onde comprar. Apenas quando chegar em Fortaleza.
  • Vá de tênis de trekking. Apesar de terem praias pelo caminho e vocês ver várias pessoas de chinelos e sunga fazendo a trilha, use um tênis. Quando eu estava lá vi uma cobra verde cruzando a trilha e fiquei sabendo que uma pessoa foi picada por uma jararaca no mesmo dia.
  • Repelente, protetor solar
  • Lanche ou coma em algum restaurante simples no caminho.

Como voltar do final da trilha das 7 praias

  1. Fazer todo o percurso a pé de volta.
  2. Chamar um taxi da Praia de Fortaleza e voltar para Lagoinha pela estrada ou para Ubatuba
  3. Pegar um Barco da Praia de Fortaleza de volta para algumas praias no caminho e ficar aproveitando o lugar. A barraca do Roberto que fica na praia do Cedro organiza isso. Você pode chegar lá e combinar um horário para ele te pegar em Fortaleza e te trazer para o Cedro de volta ou para qualquer outra praia no caminho. Cel. 12 99647238

E se eu quiser dormir por lá?

  • Pousadas: Existem várias na praia da Fortaleza
  • Na Praia Grande do Bonete é possível alugar casas simples de pescadores ou até luxuosas casas de frente para o mar.
  • Se você quiser fazer camping selvagem, as pessoas fazem isso no canto direito da Praia Grande do Bonete, na praia Deserta e no Cedro. Nessas duas ultimas existem pontos de água fáceis, já na Grande do Bonete somente se for uma temporada de muita chuva e os córregos estiverem cheios.
  • Mas vale lembrar que acampar em áreas públicas é proibido, inclusive existem placas avisando sobre isso ao longo da trilha. Essa é uma questão bastante controversa e deveria ser melhor regulamentada, “educada” e organizada, assim estimulando o campismo selvagem de uma forma que seja saudável para o meio ambiente, turismo local e para as pessoas. Por enquanto uma forma de acampar seria pedindo para algum morador local para usar um espaço em seu terreno.
  • Campings próximos: Barraca Livre

Barqueiros

  • O custo do barco (valor total, não por pessoa) para te levar da Lagoinha até a Praia Grande do Bonete é de R$60,00
  • Zezinho: (12) 997142280