Por que você tem que conhecer as cavernas Temimina e Casa de Pedra no PETAR?

by Fernando Barros

Respondendo de cara a pergunta desse post: Porque as cavernas Temimina e Casa de Pedra são únicas no mundo!

CAVERNA TEMIMINA

Essa caverna possui um espeleotema muito raro chamado de “chuveiro”. Ele parece literalmente com uma enorme “ducha de praia” formada no teto da caverna! Inclusive muitos blogs e sites gringos citam essa caverna como sendo uma das mais lindas e mágicas do mundo. E para completar o encanto a Caverna Temimina possui logo na entrada uma grande área conhecida como “jardim suspenso”. Nela existe uma imensa clarabóia que ilumina parcialmente a caverna e possibilita a existência de uma linda vegetação.

Para chegar nela é preciso fazer uma trilha de 10km, com 410 metros de ganho de elevação de umas 3h30 (ida e volta). Considerando o tempo gasto para explorar a caverna, é um passeio de umas 5hs.

O acesso é pelo Núcleo Caboclos, que fica próximo à cidade de Apiaí.

Caverna Teminina Caverna TemininaCaverna Teminina Chuveiro Caverna Teminina Chuveiro

CAVERNA CASA DE PEDRA

A Casa de Pedra possui o maior pórtico de caverna do mundo, com 215 metros!

É difícil imaginar a proporção dessa medida antes de ver com os próprios olhos. É algo surreal e de um tamanho intimidador. A chegada na caverna é muito marcante, pois você irá caminhar em um leito de rio e quando menos espera, você olha para cima e vê esse gigante de pedra.

Caverna Casa de Pedra

Para chegar é preciso fazer um trekking pesado de uns 12km (ida e volta) com 990 metros de ganho de elevação e vários rios para cruzar. São +- 3h30 de tempo de deslocamento.

Trilha para Caverna Casa de Pedra

Entrar na caverna está proibido por motivo de segurança, pois há alguns anos infelizmente ocorreu um acidente fatal com um grupo de turistas e seu guia após uma tromba d’água alagar a caverna.

Trilha Caverna Casa de Pedra

O acesso a trilha está próximo a cidade de Iporanga e você pode deixar o carro bem no início e já sair caminhando

INFORMAÇÕES GERAIS

Para visitar as cavernas Temimina e Casa de Pedra (para quem vem de São Paulo), eu recomendo ir para Apiaí, se hospedar por lá, para no dia seguinte conhecer primeiro a Caverna Temimina pelo Núcleo Caboclos, que fica a 30 minutos da cidade.

No outro dia, acorde bem cedo e vá direto para Iporanga (leva 1h30-2h) para visitar a caverna Casa de Pedra. A estrada é linda e cruza o parque estadual.

Assim, ao terminar o trekking você já volta direto para São Paulo por lá mesmo. Ah, no caminho de volta você irá passar ao lado da entrada da Caverna do Diabo, se não for muito tarde, vale a pena a parada.

Hospedagens em Apiaí

PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) – Núcleo Caboclos

  • Disponibiliza área de camping para montagem de barracas, chuveiros e tanque para lavar roupas. O preço para uso da área de camping é de R$18 e necessita agendamento prévio com a administração do parque, que pode ser feito através do telefone 015 3552 1875.
  • Acesso no Km 294 da Rodovia SP – 250 (26 km de Apiaí ou 37 km de Guapiara), segue-se por 17 km pela Estrada do Espírito Santo (estrada de terra) até a base do Núcleo.
  • O Núcleo Caboclos está à cerca de 75 km do Núcleo de Santana (principal núcleo do PETAR).

Indicação de guia

Para conhecer o PETAR é obrigatório o acompanhamento de um guia.

  • Leandro 015 99691-6792
  • Agnaldo (conhecido como “Tio”) 015 99798 8764

You may also like

3 comentários

Thaiz 5 de outubro de 2018 - 10:49

Adorei os lugares, são maravilhosos!

Responder
Fernando Barros 23 de outubro de 2018 - 00:57

São mesmo!!! Incríveis!

Responder
Trilha para Caverna Teminina, PETAR – SP – Blog da aventura 14 de janeiro de 2019 - 14:39

[…] Leia o post completo AQUI […]

Responder

Faça um comentário