Festivais de filmes outdoor no Brasil – Quais você não pode perder

83 / 100

Uma coisa é certa, essa vez os festivais de filmes outdoor no Brasil parecem que chegaram para ficar. Nesse ano, eu a Má e a Gabi estivemos em 3: o Rocky Spirit, Mountain Festival e Freeman Film Festival Brasil e não vemos a hora de participar dos próximos. Já viraram eventos obrigatórios que entraram para a nossa agenda e que não queremos perder. Aliás se alguém souber de outros, por favor escreva nos comentários!

Além de assistir os filmes, que sempre inspiram a fazer algo, foi uma ótima oportunidade de rever amigos e conhecer pessoas como nós, apaixonadas pelo universo outdoor.

Sobre o conteúdo apresentado, teve um pouco de tudo nesses festivais: filmes de alta qualidade com budget encorpado à filmes simples e caseiros. Na ordem de qualidade de seleção do que foi mostrado, o Freeman e o Rocky Spirit foram os melhores, mas tiveram filmes que participaram dos 3 festivais, como o filme “A trilha”, que conta a historia de um casal de brasileiros que percorreu a PCT (Pacific Crest Trail) uma trilha de 4.265 quilômetros que cruza toda costa oeste dos Estados Unidos.

O Freeman Film Festival por exemplo aconteceu no Cine Petra Belas Artes em São Paulo, um cinema de verdade e claramente priorizou a qualidade na forma de apresentar os filmes, o que acaba refletindo na necessidade de um cuidado maior na produção do que foi exposto. E isso foi irado, as incríveis paisagens e as cenas de ação dos filmes com som e imagem perfeita trouxe uma experiência top. A proposta é de um evento de 2hs de duração sem outros atrativos, como uma sessão de cinema mesmo.

Festivais de Filmes Outdoor, Freeman
Cinema lotado

O Rocky Spirit, aconteceu no Parque Villa Lobos em São Paulo, com um telão enorme e bem montado, mas claro que não trás a mesma qualidade de um cinema. A pegada foi unir a vibe de ficar deitado no gramado vendo um filme inspirador, de uma forma descontraída, com shows antes e atividades recreativas. Foi um evento de 2 dias, com uma proposta bem tranquila para ir com a família e super organizado.

Já o Mountain Festival, aconteceu em São Bento do Sapucai SP, e foram 3 dias de evento, o que trás também uma característica bem diferente. Necessariamente vira uma viagem de final de semana, as pessoas ficam em campings ou pousadas e rola uma interação maior entre todos. A exposição dos filmes foi um dos atrativos do festival, mas não o foco dele, tanto que a forma de expor foi mais caseira e amadora e a seleção dos filmes também não tão criteriosa. O festival teve, shows de bandas locais, palestras, workshops e feirinhas de artigos do tema. Um evento organizado por montanhistas e voluntários com orçamento baixo, mas com a melhor vibe do mundo.

Mountain Festival. Festivais de Filmes Outdoor

Falando sobre a história dos festivais de filmes outdoor no nosso país. O primeiro surgiu no Rio de Janeiro em 2001, chamando na época de Mostra Internacional de Filmes de Montanha, sendo um dos representantes do festival internacional Banff Mountain Film Festival que acontece em vários países. Em 2013 adotou o nome de Rio Mountain festival e aconteceu todos os anos, tendo sua última versão em 2017 infelizmente. Mas uma boa notícia para os cariocas é que os organizadors do Freeman Film Festival Brasil anunciaram que no ano que vem também terá uma sessão no Rio de Janeiro!

E ai, já se animou a querer participar de todos esses Festivais de Filmes Outdoor no ano que vem?!! A seguir um pequeno release de cada um dos principais

Freeman Film Festival Brasil

Freeman Film Festival. Festivais de Filmes Outdoor

Com ingressos esgotados três dias antes do evento, a segunda edição do Freeman Film Festival Brasil aconteceu no dia 26 de setembro. É a versão brasileira do festival que foi criado no México.

Foram 8 documentários de curta e média duração, todas produções brasileiras sobre montanhismo, escalada tradicional, boulder, trekking e surf, filmadas no Brasil e no exterior. A edição teve como novidade o formato de mostra competitiva entregando dois prêmios, um de melhor filme escolha do público e outro do Júri especializado.

A sessão, que teve um pouco mais de duas horas, foi carregada de emoção e inspiração. Pela aproximação com os produtores, os quais estavam quase todos presentes, o público foi muito participativo e vibrou com cada produção. 

Os ganhadores

  • O filme “A Trilha” levou o prêmio de “Melhor Filme – escolha do júri”, que foi anunciado no final da sessão, o prêmio foi recebido por Edinho Ramon que produziu o filme junto com a sua esposa Bia Carvalho. A produção também foi selecionada para o Freeman do México que contará com 60 sessões em várias cidades do país.
  • O filme “Além dos Sonhos” levou o prêmio de “Melhor Filme – Escolha do público”. Roman Romancini, protagonista do filme, esteve presente no dia e recebeu o carinho do público que ficou muito emocionado após assistir a sua história de vida. A produção de Rafael Duarte e Urca Filmes, ainda vai percorrer festivais na Europa e Estados Unidos. Esta foi a première da produção em solo brasileiro.

júri especializado foi composto por Diana Land, cineasta e roterista da TV Cultura; Otávio Lima, cineasta e escalador que já participou dos principais festivais de filmes de montanha do mundo e Raúl Morales, fundador da Freeman Outdoors, no México, publicitário, escalador e ciclista urbano. 

O público presente na noite do evento votou no final da sessão e os ganhadores receberam o trofêu junto com um voucher de produtos Solo, que foi um dos patrocinadores do evento, junto com Dardak Jeans e Dachstein Brasil.

Os organizadores já confirmaram a edição 2020 para final de setembro (data á confirmar), desta vez em duas cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. A inscrição de filmes poderá ser feita a partir de janeiro de 2020 e se extenderão até final de julho.

Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit

6c4c1ed5 c267 4e9d 9bc2 15cfd4891fac
Imagem feita pela organização

O Rocky Spirit o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil e está em sua nona edição. Nele, foi exibido de graça e ao ar livre 26 documentários de aventura produzidos recentemente no Brasil e no mundo. Os temas são diversos: mountain bike, surf, escalada, meio ambiente e vida ao ar livre.

Ele traz também lançamentos internacionais – vindos do Telluride Mountainfilm Festival, o mais prestigiado festival de filmes de aventura dos Estados Unidos – e também novas produções nacionais. Esse ano, além dos filmes, teve shows, bate-papos, atividades esportivas, feira orgânica e muito mais. O festival é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, responsável pelas marcas Go Outside, Hardcore, Runner’s World, Bicycling e Women’s Health.

Os ganhadores

  • Julietti – Uma Vida nas Montanhas. 2 prêmios de Melhor filme nacional na escolha do Júri e do Público
  • Queen Maud Land. 2 prêmios de Melhor filme internacional na escolha do Júri e do Público
  • Run Wild. Prêmio de Melhor filme internacional de menos de 10 minutos na escolha do Público
  • Hors Piste. Prêmio de Melhor filme internacional de menos de 10 minutos na escolha do Júri
  • Togumi – Tor des Géants. Prêmio de Melhor filme na escolha Runners
  • Mentors: Hilaree Nelson. Prêmio de Melhor filme na escolha Womens Heath
  • Simagere – O Espírito da Vida. Prêmio de Melhor filme na escolha Runners
  • Life of Pie. Prêmio de Melhor filme na escolha Hard Core
  • A Trilha. Prêmio de Melhor filme na escolha Go Outside
  • Wave Your Hands Like Clouds. Prêmio de Menção Honrosa

Mountain Festival

Mountain Festival

O Mountain Festival é o 1º Festival Multiesportes e de Cultura do Brasil, em sua segunda edição. Um projeto independente e sem fins lucrativos que une as tribos da montanha, em um só lugar. Tem como proposta inspirar mais pessoas a explorar e apreciar montanhas, regiões e suas culturas, esse é o objetivo.

Foram várias palestras gratuitas e oficinas teóricas e práticas super interessantes (a um custo de +-R$150,00), dadas por nomes importantes da cena outdoor do Brasil. Tiveram também alguns momentos divertidos como: concurso “Chef de Fogareiro” e “Cervejeiro Montanhista”.