Botas ou tênis? Qual o melhor calçado para usar em trilhas?

23 / 100

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem está começando no universo das trilhas. Mas afinal o que é melhor usar em uma trilha, bota ou tênis? A resposta, como tudo na vida é: depende. São muitos fatores que irão determinar qual seria o calçado mais adequado, porém existe sim uma lógica nisso e que vai além do gosto ou de “estar acostumado”

Botas

A característica principal das botas é o fato delas proporcionarem uma maior proteção para torções do tornozelo, justamente por elas serem mais altas e diferentemente de um tênis “abraçarem” o tornozelo. Essa é a diferença básica, mais importante e que determina quando ela será mais adequada que um tênis.

Mas o ponto é: em que condições esse maior suporte realmente faz diferença? Quando você estiver carregando peso!

Quando você está com uma mochila muito pesada ou carregado um Kid Carrier por exemplo (mochila para carregar crianças), pequenas torções ou viradas de pés, que em uma situação sem peso você nem percebe (pois seus músculos e articulações seguram o movimento e não deixam ele ter amplitude), elas são potencializadas e o peso no vetor do movimento faz com que a torção “continue”, aumentando muito a chance de virar uma lesão.

Além disso essa maior altura da bota ajuda a proteger seu tornozelo de batidas em pedras soltas que se deslocam e se viram para encontro dos seus pés.

Amarração do cadarço

As botas também permitem uma amarração do cadarço no tornozelo que impede o seu pé de deslizar dentro do calçado e fazer a ponta dos seus dedos serem comprimidos no bico da bota. Em longas descidas, isso evita que você lesione seus dedos. Esse tipo de situação pode fazer você perder as unhas do dedão. Mas lembre de realmente deixar sua bota bem amarrada antes de começar a descer, se não de nada irá adiantar.

Proteção contra o frio

Para trilhas em locais muito frio e com neve as botas também são mais indicadas ou muitas vezes mandatórias. Elas proporcionam maior isolamento térmico, podendo ter várias camadas e fixar grampões.

Além dessas características listadas acima, existem outros detalhes que são mais comuns de serem encontrados em botas como:

  • Maior rigidez no solado. (Isso faz muita diferença em terrenos extremamente pedregosos. Evita de você ficar sentido as pedras na sola do seu pé)
  • Proteção no bico e laterais da bota (protege o seu pé de batidas em rochas e galhos)

Tênis para trilhas

As características principais são:

  1. Conforto e leveza: Tênis de trilha são mais leves e confortáveis, proporcionando uma sensação mais próxima ao solo.
  2. Flexibilidade: Eles oferecem maior flexibilidade e mobilidade, o que é útil em trilhas menos técnicas.
  3. Secagem rápida: Tênis de trilha podem secar mais rapidamente quando molhados, o que é útil se você precisar cruzar riachos ou enfrentar chuvas.

Os tênis de trilha basicamente se diferenciam em dois tipos: Tênis para correr na trilha (trail running) e tênis para trekking.

Tênis de trail running

Eles são projetados obviamente considerando que você irá correr na terra, rocha, lama e pisos irregulares. E para correr, você não estará carregando peso. Então eles são desenhados pre supondo leveza e agilidade. Podem ser impermeáveis ou não, mas vão focar em um solado com um bom grip, evitando você escorregar e que tenha uma boa absorção de impacto.

Alguns exemplos:

Tênis de trekking

São projetados considerando que você vai andar (não correr) e vai carregar um certo peso em uma mochila, mas nada extremo. São bem mais robustos e pesados que os de trail running. Normalmente possuindo proteções no bico, laterais reforçadas, material resistente e solado mais rígido. Dá para correr com eles? Sim dá, alguns modelos são meio híbridos, como esse da Skechers:

Skechers GO Run Trail Altitude Anorak

Concluindo, quando for comprar um calçado para usar em trilhas, fique atento com o tipo de uso que você terá, para assim não gastar dinheiro à toa ou tornar a experiência na trilha não tão bacana.