Consumo consciente no mercado outdoor. Veja 5 marcas que priorizam a sustentabilidade

21 / 100

A forma que consumimos, o que compramos, por que motivo e em qual quantidade, acredito que seja o maior responsável pelo impacto que é causado no meio ambiente e na sociedade. E é nessa decisão de consumo que também temos o maior poder de contribuir positivamente para criar hábitos melhores, desincentivar a existência de produtos que fazem mal para o mundo e estimular empresas a produzirem produtos mais sustentáveis.

A famosa expressão “consumo consciente” significa na prática: comprar algum produto ou serviço, pensando no que está fazendo, ponderando todas as questões sócio-ambientais que envolvem a produção daquele item e a sua real necessidade de tê-lo.

Quando falamos de comprar equipamentos e roupas para atividades outdoor, buscar sempre consumir de marcas que respeitem o meio ambiente e a sociedade é praticamente mandatório!

Alguns pontos que você deve prestar atenção ao consumir:

Durabilidade

Os produtos devem ser produzidos para durar o máximo possível, com materiais de qualidade, para que os insumos da produção, sejam usados de forma “respeitosa” e faça “valer” o impacto causado por menor que ele seja. A ideia é que você compre uma vez só. Priorize comprar equipamentos bons, muito bons, ao invés dos “descartáveis”, mesmo que sejam mais caros, considerando que você assim poderá usar muitas vezes.

Design atemporal.

O design deve ser “atemporal”, ou seja que não fique fora de moda no mês seguinte. Isso é o oposto do “fast fashion”, que inclusive foi criado apenas com o intuito de fazer as pessoas ficarem o tempo todo comprando roupas. A ideia é que você não sinta a necessidade de “atualizar” seu guarda-roupas, simplesmente por achar que suas roupas estão fora de moda.

Materia prima reciclada

Já existem inúmeras formas de produção usando materiais reciclados e reaproveitáveis. Como fibras feitas com garrafas pets, tecidos reutilizáveis e etc.

Uso da água na produção

O ciclo da água na produção é muito importante e realmente pode poluir rios no descarte. Como na nossa casa, a água usada em uma fábrica é descartada e vai para os rios, que consequentemente deságua no mar.

Tingimento dos tecidos

Esse é outro item com bastante impacto. Então procure por produtos que use pigmentos naturais.

Embalagens

Embalagens minimalistas, papeis reciclados e biodegradáveis

Aonde são fabricados

Se são fabricados no Brasil (o que para nós é ótimo) ou se são fabricados em países que respeitam direitos humanos, com retorno financeiro coerente para os trabalhadores e sociedade local.

Algodão sustentável

A produção de algodão tem um impacto enorme e já existe inúmeras regras e certificações para garantir que todas as etapas da produção do algodão seja sustentável.

Apoio a causas ambientais/sociais

Outra forma de gerar menos impacto e contribuir para a sustentabilidade é usar parte do lucro para apoiar projetos sócio/ambientais.

Emissão de gases de efeito Estufa.

A emissão de gases poluentes vai acontecer em alguma etapa da produção, nem que seja no transporte dos produtos. Então a empresa precisa ter uma política de redução e compensação, como por exemplo plantio de árvores e crédito de carbono.

Mas quais são as marcas e produtos que encontramos aqui no Brasil que se posicionam de forma bem clara sobre sustentabilidade econômica, social e ambiental?

1 – Galápagos Outdoor

A Galápagos outdoor é uma marca nova no mercado, mas que já nasceu tentando preencher quase todos os quesitos acima.

Adotando a expressão: Long life relationship, que é o compromisso com um Design atemporal e durabilidade, eles priorizam modelagens e cores que não saem de moda para transcender as tendências passageiras e virar o clássico outdoor do guarda-roupa. Material, design e processo de produção são cuidadosamente pensados para que os produtos da Galapagos acompanhem sua evolução outdoor por muito tempo, com a mesma qualidade e desempenho.

Utilizam fibras têxteis recicladas oriundas de garrafas PET e sobras da fabricação de roupas e cadeia produtiva nacional, trazendo visibilidade sobre o processo produtivo e valorizando os produtores locais.

Toda a água utilizada na lavagem dos tecidos é tratada e reaproveitada em novos ciclos (lavanderia com ciclo fechado), evitando a contaminação de rios. E utilizam tingimento natural, eliminando as bases químicas de todo o processo de coloração dos tecidos, aproveitando a matéria-prima da natureza para dar cor a suas roupas.

2 – Nos Alpes

Uma empresa que eu também adoro. Focada na produção de camisetas que preservam o Planeta, levando em consideração inúmeros aspectos dentro do seu ciclo de produção. As camisetas são produzidas com algodão sustentável feito no Brasil.

Gosto muito da Nos Alpes, pois além do posicionamento verdadeiro na sustentabilidade, o seu CEO Ramon Cavalheiro é um ser humano maravilhoso que por si só já contribui para um mundo melhor. 

Além do rígido controle na produção do algodão orgânico, uso da água, descarte, embalagens, apoio a causas sócio-ambientais e tingimento dos tecidos, as estampas são criadas por artistas, ilustradores e designers que são praticantes de esportes outdoor. Por meio do trabalho colaborativo, uma parte do lucro das vendas das camisetas de cada coleção é destinado ao parceiro collab.

3 – Curtlo

Uma empresa que já está ha algumas décadas no mercado outdoor brasileiro. A minha primeira mochila cargueira foi da Curtlo e comprada e 1996 para uma viagem que fiz de 2 meses entre Perú e Bolívia! Admiro o posicionamento deles de só usar matérias-primas nacionais e manter a produção no Brasil também, o que nos dias de hoje é um belo desafio, frente aos custos baixos de terceirizar na China por exemplo.

Todo processo de criação foi pensando afim de diminuir os impactos ambientais. Por exemplo: as embalagens não têm nenhum tratamento externo, como UV ou BOPP (acabamentos não recicláveis), e a tinta é a base de água. O papel vem de fontes renováveis (FSC) e o armazenamento, manuseio e transporte é mais eficiente.

Eles também sempre fazem ações de conscientização ambiental, consumo consciente, voluntariado e reciclagem.

4 – The North Face

Uma das maiores marcas outdoor do mundo (talvez a maior…). Acompanho a The North face há muito tempo também, e percebo que nos últimos anos ela vem se posicionando de uma forma muita mais expressiva e forte na sustentabilidade. Assumindo realmente a sustentabilidade com um dos principais pilares da empresa.

E isso é maravilhoso, pois alguns avanços tecnológicos, materiais novos, e uso 100% de energia renovável em certos processos, na prática só são possíveis conquistar com muito investimento que apenas uma empresa desse porte pode disponibilizar.

A The North Face está constantemente trabalhando em soluções que reduzam os impactos ambientais de toda a cadeia produtiva. Isso vai desde a escolha das matérias-primas, fornecedores, fábricas e todo o processo logístico até que as peças cheguem ao cliente final.

Alguns exemplos:

Energia renovável: Todas as operações realizadas nos Estados Unidos, por exemplo, são feitas com energia 100% renovável.

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Existe um esforço intenso em reduzir as emissões de GEE em todas as atividades. Quando isso não é possível, as emissões são mensuradas e compensadas através de plantio de árvores e recuperação ambiental.

Matéria-Prima Reciclada: A maior parte dos produtos da The North Face tem em sua composição materiais reciclados. Como grande parte de nossos produtos possui poliéster em sua composição, nós decidimos utilizar poliéster reciclado proveniente de garrafas plásticas recicladas. Esta solução reduz o nosso impacto ambiental, já que diminui a quantidade de combustíveis fósseis e água usados na fabricação. O poliéster reciclado está presente em alguns dos nossos produtos mais vendidos no mundo inteiro.

5 – Deuter

deuterPromise banner image Togetherfor360GradResponsibility StefanNeuhauser@2x

Uma empresa Alemã que tem atuação no Brasil há mais de 20 anos. Acho um dos posicionamentos mais preciso e completos sobre sustentabilidade e sociedade, entre as grandes marcas internacionais.

“AT THE HEART OF OUR SUSTAINABILITY STRATEGY LIES OUR RESPONSIBILITY FOR PEOPLE AND PLANET”

A Deuter desenvolve suas ações e objetivos de sustentabilidade com base nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Esses objetivos são muito usados também como base de atuação e desenvolvimento de muitas startups do Vale do Silício. Em 2017 eu participei do um congresso organizado pela Singularity University (NASA e Google) em San Francisco e lá esses objetivos já eram anunciados como os maiores desafios das empresas e a melhor forma delas criarem impacto positivo a nível mundial.

O foco de suas ações são as pessoas – seja funcionário, cliente, parceiro de negócios ou acionista. Sempre com equilíbrio entre economia, ecologia e responsabilidade social. Eles criaram um Código de Conduta que é baseado nessa premissa e descreve os princípios e regras mais importantes para todas as nossas atividades – de forma transparente, aberta e vinculativa.

Eles também dão garantia de reparos vitalícia dos seus produtos

Conclusão

A sustentabilidade é indispensável hoje para qualquer indústria ou segmento. Porém as empresas que atuam no mercado outdoor tem a obrigação de tomar a frente e liderar nesse quesito. A sustentabilidade sócio-ambiental deve ser o “core” do modelo de negócio, e não uma adaptação ou visão de marketing.

Nós como consumidores também devemos assumir um papel ativo nessa cadeia, e confiar no poder que temos em mudar toda uma cultura produtiva, através da escolha de comprar algo ou não.

OBS: eu gosto muito de conhecer novas marcas e produtos que estejam alinhadas com tudo que escrevi nesse post, então caso você tenham alguma indicação escreva nos comentários!