6 dicas de como evitar bolhas nos pés

79 / 100

Não precisa nem dizer o quão importante é evitar bolhas durante atividades como trekkings, biking, trail running, corridas e caminhadas. Uma bolha pode ser a responsável por um momento que deveria ser prazeiroso em algo extremamente doloroso e desconfortável. Então como evitar bolhas nos pés?

Nesse posto eu vou passar 6 dicas que funcionam muito bem comigo

1 – Compeed

Bastão Antibolhas

O bastão antibolhas Compeed reduz instantaneamente a fricção e é muito eficiente em como evitar bolhas nos pés. Também é útil para usar caso já tenha aparecido a bolha. Ele é bem pequeno e prático de guardar. Sempre levo um desse comigo.

Advanced Blister Care

São almofadas de gel que atuam como uma segunda pele, criando um ambiente de cura enquanto protege as bolhas de sujeira, água, germes e bactérias, ajudando as bolhas a curar naturalmente. O estojo plástico inclui 4 almofadas médias para calcanhar, 4 pequenas almofadas para lado do pé e 2 adesivos nos dedos. Essas almofadas permanecem no lugar por dias, mesmo após exercícios.

2 – Meias adequadas

Primeira regra: meias de algodão jamais! As meias precisam manter seus pés secos, ou seja, absorver o suor e joga lo para a superfície externa da meia para permitir que evapore e assim evitando bolhas nos pés. Um material muito eficiente para cumprir esse papel é o Coolmax um tipo de poliéster de alta performance. Então procure meias que possuem esse material em sua composição, mas não se assuste, pois é muito comum achar.

Algumas ótimas marcas que encontramos no Brasil são: Curto, Azteq, Solo, Kailash, Selene, Lorpen, (importada)

3 – Calçado no tamanho adequado

Isso significa que não deve ser muito grande nem muito pequeno. Se for muito grande, seu pé irá escorregar dentro do calçado aumentando a chance de criar regiões de atrito. Se ele estiver muito apertado também irá gerar mais pressão comprimindo seus pés, criando mais atrito.

Dica: Existe um detalhe que não tem necessariamente a ver com formação de bolhas, mas em evitar que a ponta dos seus dedos machuque e até caia a sua unha! Em longas caminhadas com muita descida, se sua bota ou tênis não estiver no tamanho certo e amarrado corretamente, seus pés vão escorregar dentro e os dedos ficarão batendo na ponta do calçado. Essa pequenas batidas com o tempo vão machucar bastante a ponta do seu dedão principalmente. Para evitar isso, vista o calçado, deslise o pé para trás, encostando bem na região do calcanhar e certifique se que tenha um espaço sobrando na frente de 0,5 – 1cm. Além disso amarre o cadarço de uma forma eficiente na região do tornozelo para que impeça que seu pé deslize dentro dele.

4 – Use botas ou tênis de qualidade

Calçados para trekking devem ser respiráveis, permitindo que a umidade do seu pé evapore. E na maioria dos casos também impermeáveis, para evitar que seus pés molhem. Então compre calçados feitos de materiais que tenham essa eficiência como: GoreTex e Futurelight (tecnologia patenteada pela The north Face. Aproveite nosso cupom de 10% de desconto no site: fernandobarros).

REVIEW BOTA THE NORTH FACE ULTRA FASTPACK

Calçados bons também não possuem costuras internas exageradas que possam ser pontos de atrito

5 – Tire as botas para atravessar rios e lagos

Evite sempre molhar os pés. Caminhar longas distâncias com botas encharcadas vai detonar seu pé! Então quando for atravessar rios tire as botas e seque os pés antes de calça las novamente. Leve uma toalha compacta e que seca rápido com você. Recomendo para isso ter uma da Sea to summit tamanho small que é menor que uma caixa de fósforo

6 – Amaciar antes o calçado

Pode parecer uma “lenda urbana” isso, mas na maioria dos calçados faz diferença sim, para amolecer um pouco as fibras, couros e demais materiais usados na fabricação. Então use bastante sua bota na cidade para coisas do dia a dia antes de fazer uma trilha longa com ela. As botas que possuem couro na sua composição são mais difíceis ainda para amaciar, uma dica é usar algum tipo de hidratante para o couro.