Parque Nacional Los Arrayanes, Villa La Angostura

90 / 100

O Parque Nacional Los Arrayanes, está localizado na península Quetrihué no lago Nahuel Huapi, próximo da cidade Villa La Angostura, uma das cidades mais lindas do norte da Patagônia Argentina. Ele faz parte do Parque Nacional Nahuel Huapi (que dá o nome para o lago) e fica sobre essa administração, funcionando mais como um reserva natural. Parece um pouco confuso, mas é isso mesmo, um Parque Nacional, dentro de outro Parque Nacional.

O PN Los Arrayanes possui uma trilha que pode ser percorrida de mountain bike ou a pé e que é perfeita para quem quer ter a experiência de cruzar um bosque patagônico e de quebra tomar um banho no Lago Nahuel Huapi no final.

A península de Quetrihué (que em Mapuche significa “donde hay arrayanes”) possui uma bela amostra do Bosque Andino patagônico e na sua ponta sul um grande bosque de Arrayanes Austrais. Considerado o maior bosque remanescente dessas árvores no mundo! Comparando com outros locais que visitamos que também tinham Arrayanes o que diferencia esse lugar é o impressionante tamanho das árvores, que chegam a ter entre 18 e 25 metros. Estimam-se que elas tenham por volta de 300 anos!

Os Arrayanes foram árvores muito usadas no passado para alimentar fogões à lenha e possuem um crescimento extremamente lento o que a ajudou a tornar os bosques com árvores grandes bem raros. São lindas árvores, com os troncos alaranjados que se destacam bastante no meio da floresta.

Como chegar no Bosque de Arrayanes

Parque Nacional Los Arrayanes
entrada do Parque Nacional Los Arrayanes
  • Via excursão de barco desde San Carlos de Bariloche (Puerto Pañuelo) ou Villa La Angostura (puertos La Mansa e La Brava), que é bem mais perto. Dessa forma você irá navegar direto para a ponta sul da península aonde se encontra o Bosque de Arrayanes.
  • Alugando uma Mountain Bike, em Villa La Angostura e fazer a trilha pedalando. Porém no trecho inicial (primeiros 3km) é preciso carregar a bike para subir uma escadaria e também tomar cuidado em algumas descidas bem íngremes e com raizes.
  • Caminhando 12 km (somente ida) desde o início da Península Quetrihué pela trilha que leva até o Bosque dos Arrayanes

Obs: Existe uma taxa de 400 pesos por pessoa para entrar no Parque Nacional Los Arrayanes.

O trekking para o Parque Nacional Los Arrayanes

DICA: Clique no mapa acima para fazer o download do meu tracklog

  • Distância 12,7km (somente ida)
  • Tempo de caminhada 3h (somente ida)
  • Subida acumulada 272 metros

A trilha começa na entrada do Parque Nacional Los Arrayanes na Bahía Brava em Villa La Angostura.
A trilha tem uma distancia de 12 km (somente ida) e mais uns 2km do percurso dentro das passarelas de madeira do Bosque. Então caso você decida fazer tudo caminhando, serão longos 26kms. A minha recomendação é ir caminhando e voltar de barco, já que a volta é exatamente pelo mesmo caminho e não será novidade.

PS. É importante reservar/comprar o ticket do barco no píer antes de começar a trilha. Não deixe para para comprar lá no final, pois não é garantia de ter lugares. No dia que fomos o barco “oficial” não estava operando e por sorte encontramos um barqueiro que tinha mais 2 vagas e topou nos levar de volta. Foi um custo de 800 pesos por pessoa.

Os primeiros 800 metros são uma longa subida com uma linda vista para o lago Nahuel Huapi. Mas depois ela se mantém em sobes e desces mais suaves até o final. Você caminhará 90% do tempo entre bosques protegidos do sol e a 1 hora de caminhada cruzará um pequeno riacho vindo da laguna Hua-Huan. Nos meses de janeiro e fevereiro a trilha também estará toda florida. Vimos longos trechos repletos de astromélias amarelas.

A trilha do Parque Nacional Los Arrayanes termina aonde começa o Bosque dos Arrayanes e ao lado de uma praia de areia preta e com uma água azul impressionante, que é uma ótima opção para se refrescar aproveitando o corpo ainda quente da caminhada. Lá mesmo estão os 2 piers aonde partem os barcos que levam de volta para Bariloche ou Villa La Angostura.

Bosque dos Arrayanes

O bosque dos Arrayanes é um circuito circular em uma passarela suspensa de madeira (para causar menos impacto na área) que dura por volta de 30 minutos para ser percorrido. Lá existe um café aonde é possível comprar comidas e bebidas. É uma bucólica casinha de madeira conhecida como “casita de Walt Disney”. Dizem que esse bosque inspirou o Walt Disney a criar o filme Bambi, apesar de não existirem registros de sua visita nesse local.

Visitar o Bosque dos Arrayanes é bacana, mas no final das contas, para nós, não deve ser o grande motivo para fazer esse trekking. O que nos encantou foi toda a experiência: a floresta do caminho, as flores, vistas do lago, praia no final, o bosque com os lindo Arrayanes e o retorno de barco, tendo assim um novo angulo de visão do Lago Nahuel Huapi!

Vídeo que fizemos sobre o Parque Nacional Los Arrayanes

Conheça outras trilhas nessa região

Essa região é um dos locais mais incríveis de trekking de toda a América do Sul! Então vale a pena explorar o máximo que puder. Veja outros conteúdos que temos sobre lá:

Trilha curta e especial: SENDERO CERRO LLAO LLAO, BARILOCHE

Resumo sobre o que você não pode deixar de conhecer: 10 PASSEIOS IMPERDÍVEIS NO PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI – BARILOCHE