Trilha do Pico do Baepi – Ilhabela

87 / 100

O Pico do Baepi, com 1.048 metros de altura, é a quinta montanha mais alta da Ilhabela – a mais alta é o Pico São Sebastião com 1.375 metros – Mas apesar de não deter tal titulo, o Baepi é a montanha mais marcante, com uma grande rocha protuberante e chama atenção na paisagem da Ilhabela.

Eu frequento essa região, praticamente desde que nasci, e nunca tinha feito essa trilha, mas com o nascimento da nossa filha resolvemos que esse ano faríamos isso e veríamos juntos lá de cima a linda vista do Canal de São Sebastião.

Nível de dificuldade

  • O Parque estadual da Ilhabela considera como alto.
  • Partindo do pressuposto de uma pessoa de condicionamento fisico OK e pouca experiência em trilhas. Eu considero médio, levando em conta, o esforço fisico que é considerável, já que serão umas 3hs de subida + trechos de subidas bem íngremes, com escalaminhadas simples.
  • Para levar a Gabi no kid Carrier nas costas, eu achei difícil. Não por causa do peso, mas por causa dos troncos caídos e galhos que obstruíam a trilha o tempo todo. Isso me obrigava a ter que abaixar muito toda hora e até rastejar no chão. Além de de ter que tomar muito cuidado para não deixar os galhos bater na Gabi.

Navegação

  • A trilha é bem marcada e não tem muito erro para seguir, mas de qualquer forma recomendo baixar um tracklog e seguir com GPS ou celular. Ela começa e termina no mesmo lugar
  • Apesar da trilha ser preparada com degraus e escadas de madeira ela não estava muito bem “limpa”. Existiam muitas árvores caídas, e vegetação cobrindo a passagem. Então não vá carregando nada que fique fora da mochila e enrosque.
  • Existem 2 marcações de distancia durante a trilha que estão bem erradas (2km e de 3km), então desconsidere.
  • Essa é a nossa marcação no GPS: Pico do Baepi – Ilhabela

Duração e distância

  • Duração indicada na placa é de 6hs, nós levamos 5h45 no total, contando algumas paradas para amamentar e trocar a Gabi.
  • A marcação de distancia da placa é de 7,4km ida e volta, a nossa deu 11km. Então não confie muito nas marcações.

O que levar para a trilha do Pico do Baepi?

  • Leve pelo menos 3 litros de água por pessoa, pois não existe nenhum local para pegar água durante a trilha.
  • Use tents de trekking ou bota de trekking. Não vá de chinelo, não rola.
  • Uma pequena mochila para levar tudo. Tente nua armar nada nela por fora para não enroscar nas plantas.
  • Repelente nem preciso falar que é essencial! Ilhabela é = borrachudos!
  • Leve um boné, para a trilha é exposta ao sol apenas nos primeiros 30 minutos e no cume. O restante é em mata fechada.
  • Leve o seu lanche.

Veja o vídeo curto que fizemos

Como chegar no início da trilha do Pico do Baepi

  • É bem fácil, coloque no google maps ou waze: Trilha do Pico do Baepi que ele vai te levar até lá.
  • É possível ir de carro (próprio ou taxi) até o local de inicio da trilha que fica no final de uma rua asfaltada bem no alto do morro.
  • Muitas pessoas vão até esse local, apenas para ir até o mirante, que é uma plataforma de madeira construída após os primeiros 10 minutos da trilha.
  • Para chegar na Ilhabela é preciso atravessar o canal de balsa. Pedestre não paga então uma possibilidade é atravessar a pé e pegar um ônibus e descer próximo da Rua Arapongas. Mas, você terá que caminhar uma bela subida até chegar no inicio da trilha, que vai adicionar uns 150 metros de desnível para o seu trekking. Acho que compensa pegar um taxi e dividir com alguém.

O passo a passo da Trilha

A trilha do Pico do Baepi começa passando por uma pequena base de apoio com 2 banheiros, ducha e uma guarita. Me pareceu recém construído e a ideia é ótima, mas pena que os banheiros estavam fechados e sem torneira na ducha. Mais um caso de “apoio” ao turismo abandonado.

Seguindo morro acima, passamos por uma região desmatada e com capim por mais ou menos uns 30 minutos. No caminho tem o “mirante” local para contemplar a vista e que muitas pessoas vão apenas para isso e voltam.

Entrando na mata atlântica que começa a ficar legal. É um lugar muito rico de fauna e flora. Vimos muitos pássaros, um esquilo e uma cobra coral verdadeira no meio da trilha.

A trilha segue aberta e fácil até mais ou menos a cota 600, que é quando fica bem mais íngreme, com trechos de lama e com mais mata obstruindo a passagem. Começou a ficar bem difícil para mim que estava com a Gabi nas costas, pois toda a hora precisa praticamente me arrastar no chão para passar pelos galhos e troncos caídos sem bater a Gabi neles.

45 minutos antes do cume, começa o trecho mais difícil. Dai para frente são 3 passagem subindo e descendo escadas tipo marinheiro, feitas de madeira e algumas rochas mais lisas com corrimão de madeira também.

Mas atenção, logo depois da segunda escada de madeira você terá a impressão de que chegou no final. Na verdade não, esse é o cume Sul. Desse lugar você deverá descer uma escada de madeira, seguir por um vão entre os dois cumes e subir para o principal. Pronto, agora você chegou!

Topo do Pico do Baepi

A vista do canal de São Sebastião é maravilhosa e estávamos sozinho vendo aquele visual incrível. Comemos o nosso lanche de trilha, amamentamos a Gabi mais um pouco, deixamos ela deitada na rocha para esticar o corpo e sentir a sua textura e começamos a descer.

Finalmente depois de décadas olhando o Pico do Baepi lá de baixo, tive a oportunidade de esta lá encima, mas de uma forma muito mais especial, com a minha mulher e minha filha!

Veja também outras trilhas na Ilhabela: