10 passeios imperdíveis no Parque Nacional Nahuel Huapi – Bariloche

93 / 100

Parque Nacional Nahuel Huapi é uma área protegida na Patagônia Argentina, que pega parte das províncias de Neuquén e Rio Negro (que são como estados por lá). Essa região é mais conhecida por causa da cidade de Bariloche que é a maior dentro do parque, porém toda a fama dessa cidade vem justamente das belezas do Parque Nacional Nahuel Huapi.

É o parque nacional mais antigo da Argentina, criado em 1934, depois de uma doação feita 31 anos antes de 225.000 ha de terras pelo Francisco Pascasio Moreno que foi o primeiro homem branco a chegar no Lago Nahuel Huapi em 1876.

No meio de tanta beleza, segue uma lista de 10 lugares imperdíveis que nós sugerimos visitar.

Praias do Lago Nahuel Huapi

Lago Correntoso
Lago Correntoso

O Lago Nahuel Huapi é um lago de origem glacial, de águas geladas, com 550 km², situado a cerca de 700 metros acima do nível do mar e com profundidade máxima que alcança os 450 metros. Apesar disso, no verão suas praias ficam cheias, faz calor e nem se percebe a temperatura baixa da água.

Nele nasce o Rio Limay que marca o início da região conhecida como Valle Encantado, um dos melhores lugares para escalada em rocha de toda a Argentina, porém já fora da área do Parque Nacional Nahuel Huapi.

Atividades náuticas, como: passeios de barco, caiaque, vela, kitesurf e curtir as inúmeras praias formadas em centenas de quilômetros de orla, são os atrativos do lago.

Algumas praias que valem a pena a visita:

  • Praia do Lago Correntoso (próxima de Villa La Angostura)
  • Praia da Villa Tacul (no Circuito Chico)
  • Bahia Brava, perto da entrada do Parque Nacional Los Arrayanes
  • Praias do Lago Espejo (existe duas)

Isla Victoria

Lago Nahuel Huapi, Parque Nacional Nahuel Huapi
Lago Nahuel Huapi com Isla Vitória ao fundo

A Isla Victoria possui 31 km² e é a maior ilha do lago Nahuel Huapi. Os passeios de barco normalmente partem do Porto Pañuelo, na Península de Llao Llao. O roteiro padrão é: seguir para a península Quetruhue, lugar que se encontra o Bosque de Arrayanes e de lá ir para o Porto Anchorena na Isla Vitoria aonde é possível caminhar até a Praia do Touro e ver algumas pinturas rupestres.

Parque Nacional Los Arrayanes

O Parque Nacional Los Arrayanes, está localizado na península Quetrihué no lago Nahuel Huapi, próximo da cidade Villa La Angostura. O grande atrativo dessa reserva é o Bosque de Arrayanes austrais, considerado o maior porque remanescente dessas arvores do mundo. É possível visita lo de barco ou fazendo uma trilha de 12km, que pode ser percorrida de mountain bike ou a pé. É um passeio perfeito para quem quer ter a experiência de cruzar um bosque patagônico e de quebra tomar um banho no Lago Nahuel Huapi no final.

Temos um post completo sobre esse lugar: Parque Nacional Los Arrayanes, Villa La Angostura

Rio Correntoso e Lago Correntoso

O rio Correntoso, liga o Lago Nahuel Huapi com o Lago Correntoso e é considerado o rio mais curto do mundo, com pouco mais de 200km. Ele fica bem próximo da cidade de Villa La Angostura e é possível inclusive ser visto pela ponte que cruza a rodovia. Porém vale muito a pena pegar um pequeno desvio em estrada de terra e ir até a ponte de pedestre e curtir o visual sem pressa.

Esse rio é famoso também para quem curte pesca no estilo “fly”, com muitas trutas no trecho em que deságua no Lago Nahuel Huapi. Outra passeio obrigatório é caminhar pela orla do lago Correntoso, saindo da ponte de pedestres e indo até a praia do Lago Correntoso. O visual da água de cor turquesa com as montanhas nevadas ao fundo é maravilhoso.

Cerro Catedral

Estação de Esqui Cerro Catedral

O Cerro Catedral possui a estação de esqui mais famosa da América do Sul. Tem uma estrutura ótima, organizada e com várias pistas. No inverno com certeza é a melhor opção de lazer na região. Porém no verão também tem muito o que fazer por lá. Existem várias trilhas que partem da Vila do Cerro Catedral, sendo a mais famosa a para o Refúgio Frey, no qual é possível pernoitar e voltar no dia seguinte. Ela faz parte de uma travessia de 4 dias chamada de Travessia dos Quatro Refúgios, que sai da Vila Cerro Catedral e termina em Colônia Suiza. É uma das travessias mais duras de toda a Patagônia por causa da altimetria acumulada e da dificuldade do terreno.

Cerro Bayo

Cerro Bayo, fica próximo de Villa La Angostura, a exatamente 10km de distância e a 80km de Bariloche. No inverno é uma ótima opção para esquiar, pois lá existe uma pequena, mas muito boa estação de esqui. Considerada uma estação boutique, ela possui serviços excelentes, além de não ser muito cheia e normalmente sem filas. Possui apenas 25 pistas, totalizando 14km.

Além de aproveitar a neve e a vista, da estrada que leva até a estação, partem várias trilhas.

Circuito Chico

Circuito Chico, Parque Nacional Nahuel Huapi
Estrada circular do Circuito Chico

O Circuito Chico, é um roteiro de estrada circular, que passa por vários pontos turísticos nos arredores de Bariloche. Um dos passeios mais famosos por no Parque Nacional Nahuel Huapi.

Pontos em destaque no caminho:

  • Cerro Campanário. É possível pegar um teleférico e ver a vista la de cima. Passeio que é valido para quem não quer fazer a trilha até o Cerro Llao Llao.
  • Sede da cervejaria Patagonia no km 24.7, que inclusive é o nome de uma das melhores cervejas deles
  • Praia Arroyo La Angostura.
  • Vila Tacul e Sendero Cerro Llao Llao
  • Hotel Llao Llao, o mais famoso do Parque Nacional Nahuel Huapi e o Porto Llao Llao onde saem muitos passeios de barco para o Lago Nahuel Huapi
  • Colônia Suiza. Um pequeno vilarejo muito charmoso com restaurantes e lojas de artesanatos. É uma boa opção para almoço no passeio do Circuito Chico

É possível fazer o Circuito Chico com excursão, carro alugado ou bicicleta.

Cerro Llao Llao

Cerro Llao Llao
Vista topo Cerro Llao Llao

Está procurando uma trilha curta e que tenha um visual incrível das montanhas e lagos do Parque Nacional Nahuel Huapi? Então você deve fazer o Sendero Cerro Llao Llao. Ela está no famoso Circuito Chico, que é um roteiro de estrada circular, que passa por vários pontos turísticos nos arredores de Bariloche. 

É uma trilha tranquila e rápida, mas é praticamente só subida, então exige uma certa disposição para subir quase 250 metros de desnível até o topo da montanha. Claro que é extremamente compensador e posso afirmar que fiquei surpreendido com a beleza da vista lá de cima. 

Temos um post completo sobre esse lugar: Sendero Cerro Llao Llao

Villa Traful e Lago Traful

Lago Traful - Parque Nacional Nahuel Huapi
Lago Traful – Parque Nacional Nahuel Huapi

A Villa Traful fica a 100km de Bariloche e a 60km de Villa La Angostura. Está nas margens do Lago Traful, um dos maiores lagos da região e com um entorno de florestas preservadas. A vila possui apenas 500 habitantes e ainda mantém características e estilo de povoado pequeno. O turismo por lá consiste em caminhadas, contemplação do lago atividades náuticas e retiro.

É uma opção ótima também para quem quer acampar na beira do lago. Existem vários campings bons para isso por lá.

Cerro Tronador

A região do Cerro Tronador é um dos lugares mais especiais do Parque Nacional Nahuel Huapi. O Cerro Tronador é a maior montanha de todo o Parque e está sempre nevada o ano inteiro. Possui vários glaciares e enormes cachoeiras.

A “base” para explorar a região é vila chamada de Pampa Linda. Acho que nem dá para chamar de vila, pois possui apenas dois campings e uma hosteria.

Pampa linda está a mais ou menos 2h30 de Bariloche, e é preciso passar pela portaria do Parque Nacional Nahuel Huapi sector Cerro Tronador, ai são mais uns 50km de estrada de terra. Muitas agências de turismo de Bariloche vendem excursões de dia inteiro para lá. Mas recomendo bastante ficar pelo menos 2 noites em Pampa Linda e aproveitar melhor a região. Se não quiser acampar, a Hosteria Pampa Linda é uma ótima opção com quartos com vista maravilhosa para o Cerro Tronador.

As atividades mais interessantes para se fazer por lá são:

  • Ventisqueiro Negro. A única geleira do Parque Nacional Nahuel Huapi em que é possível visitar chegando de carro sem precisar caminhar. Se você nunca viu uma geleira de perto e está em Bariloche, é um passeio imperdível.
  • Saltillo Las Nalcas. Uma cachoeira linda, que para conhecer é só pegar uma trilha super fácil de mais ou menos 30 minutos ida e volta partindo de Pampa Linda.
  • Trilha para o Refúgio Otto Meiling. Essa trilha é a cereja do bolo do Parque Nacional Nahuel Huapi sector Tronador. É um trekking puxado que leva até um refúgio de montanha que é o camp base para aqueles que vão escalar o pico do Cerro Tronador.
  • Escalada do Pico Argentino do Cerro Tronador. Uma escalada incrível, mas bem técnica. Muito famosa para quem esta começando na escalada no gelo e travessia de glaciar.
  • Trilha para o Refúgio Roca. Outro Refúgio de montanha. Não tão alto como o Refúgio Otto Meiling, mas é um dos melhores refúgios de montanha da Argentina.
  • Travessia do Glaciar Refúgio Otto Meiling para Refúgio Roca. Experiência incrível de deslocamento em glaciar. Mesmo sem experiência é possível contratar guias de agências especializadas para fazer essa travessia.
  • Garganta Del Diablo. Fica no fim da estrada do Parque Nacional Nahuel Huapi, setor Tronador e possui um visual lindo de diversas cachoeiras, no estilo meio filme “Narnia”. Lá possui um restaurante e áreas para fazer churrasco. Existe uma trilha também de +- 30 minutos até a cachoeira principal.