Deuter Kid Comfort – Saiba tudo sobre essa mochila para carregar crianças

91 / 100

Depois de 1 ano de uso intenso, carregando a Gabi por trilhas pelo Brasil e América do Sul, chegou a hora de compartilhar nosso conhecimento acumulado sobre a mochila de carregar crianças Deuter Kid Comfort.

Realmente usamos em diversas trilhas e travessias longas. Inclusive, temos muitos posts aqui no blog sobre elas. Tanto eu como a Marcela já carregamos a Gabi por centenas de quilômetros em vários tipos de clima e terrenos. Deu para acumular bastante conhecimento sobre a Deuter Kid Comfort.

Vamos lá então, existem 3 modelos da série Deuter Kid Comfort:

Deuter Kid Comfort Active

  • Foco em ser leve. Ou seja, para ser leve você abre mão de recursos e conforto. Os aventureiros minimalistas de plantão sabem muito bem dessa equação.
  • Mas não quer dizer que a mochila não seja robusta e confortável, ela atende todos os padrões da Deuter em relação a esses quesitos, que sem dúvida é uma das melhores marcas de mochilas atualmente.
  • A proposta da Kid Comfort Active é: trilhas mais curtas e simples em que não é necessário ter muitos recursos, e assim poder ser mais acessível e leve.

Deuter Kid Comfort

  • Essa é a mochila que usamos.
  • Voltada para trilhas mais longas, ela é mais confortável tanto para o adulto como para criança para a criança. Assim os dois podem ficar mais tempo usando o kid carrier.
  • Já vem de série com a proteção de sol removível e com o “travesseiro” (para apoiar a cabeça da criança) maior e com abas laterais.
  • O sistema de ventilação e encosto nas costas é mais robusto e mais eficiente.
  • Possui a maior capacidade de bagagem (na própria mochila) de todas, são 14L.
  • É a nova versão da antiga Kid Comfort 2

Deuter Kid Comfort Pro

  • Possui a mesma proposta de uso da Kid Comfort, ou seja, indicada para trilhas mais longas
  • Seus diferenciais são que ela vem com a proteção para sol integrado (e mais prático para uso), uma pequena mochila de 10L para usar no peito (com o intuito principal de deixar os itens necessários para uma troca de roupa/fraldas prática e rápida) e um espelho para olhar a criança.
  • É um “plus” a mais bem legal, porém esses dois últimos itens você pode “improvisar” por conta própria, usando outra mochila e um espelho de acrílico qualquer.
  • Essa é a nova versão da antiga Kid Comfort 3

Tabela comparativa da serie Deuter Kid Comfort

tabela comparativa Deuter Kid Comfort

Capacidade de carga (peso)

Os três modelos possuem a mesma capacidade de carga. Conforme o manual a capacidade de carga é: 22kg da criança + 2 de bagagem, porém no mesmo site (www.deuter.com), nas informações gerais diz 18kg da criança + 4kg da bagagem. Então existem informações divergentes. Eu confiaria no manual, inclusive na própria mochila vem gravada essa informação.

Nós já carregamos quase 30kg no total na Kid Comfort (10kg bebê + 20kg bagagem). Foi possível, mas perde sim a ergonomia e conforto. No final das contas não existe nenhuma mochila para levar crianças, que é feita considerando longas travessias em que você vai precisar carregar um grande volume e peso. Então acabamos improvisando, acoplando com mosquetões bagagem extra para dar conta de tudo que precisamos e o outro mochilão (que eu ou a Marcela carrega) vai no máximo de sua capacidade. Mas mesmo assim, por incrível que pareça ela ainda fica extremamente confortável e firme no corpo.

Capacidade de Volume

Conforme a tabela acima, a Kid Comfort Active tem 12L, a Kid Comfort 14L e a Kid Comfort Pro 12L, porém a Pro vem com uma pequena mochila de 10L que pode ser “clipada” nas alças peitorais e assim aumentando o volume a ser carregado, mas isso pode ser feito com outras mochilas pequenas e leves, então não acaba sendo um grande diferencial na minha opinião. Dessa forma o maior volume “real” é a da Kid Comfort.

Qual idade mínima da criança, para poder usar as mochilas Deuter Kid Comfort?

Não existe exatamente uma idade mínima para usar essa mochila. O que determina ser possível ou não, é se o seu bebê já é capaz de ficar sentado sozinho, com a coluna e pescoço firme sem ajuda. Isso normalmente ocorre a partir dos 6 meses de idade e com peso por volta de 7kg, mas varia entre os bebês.

Esse conhecimento sobre o uso dessas mochilas, considero o mais importante de todos, pois se não for respeitado existe o risco grande de lesão nos bebês.

Vale reforçar, que sentar sozinho, significa o bebê conseguir se colocar sozinho em uma posição sentado no chão e não alguém colocar ele sentado e ele ficar. Existe uma grande diferença nisso, pois a maturidade física para ele mesmo fazer o movimento de sair da posição deitado e se colocar sentado que vai criar a garantia necessária de que de fato ele tem o corpo preparado para essa nova e maravilhosa posição que ele conquistou.

Por tanto, não pule etapas! Deixe o seu bebê “conquistar” a condição de poder passear com você nesse tipo de mochila.

Modelo Feminino (SL)

A Deuter possui uma linha de mochilas voltadas para o público feminino, chamada de SL. Muitas mochilas da marca existem na versão SL, mas nem todas. No caso da Serie Deuter Kid Comfort, somente existe na versão SL o modelo Kid Comfort Active.

As diferenças são:

  • Posição das alças dos ombros, que são um pouco mais estreitas e possuem um angulo para não incomodar o peito.
  • A barrigadeira também é colocada um pouco mais na diagonal, se ajustando melhor no quadril da mulher
  • Ela é um pouco mais curta na altura das costas.
  • Vem com um “mimo”. Um elástico de cabelo com uma flor sintética

O ganho de conforto normalmente é bem expressivo.

Recursos e funcionalidades

Apoio para os pés

Esse é um item importante para ser falado. Você sempre deve deixar os pés da sua criança apoiados, pois é uma forma de garantir a posição das pernas que não impeça a circulação do sangue e crie dormência. Além do que, esses apoios balançam e também ajudam a ativar a circulação.

O próprio peso da criança colocado no assento pode pressionar as veias sem esse apoio. Eu sei que não é fácil manter a criança sempre com os pés no apoio, pois ela acaba tirando (a Gabi faz muito isso), então de qualquer forma é muito importante a cada pelo menos 2hs parar e tirar a criança para evitar desconfortos.

Todas as 3 Deuter Kid Comfort possuem esse apoio e com regulagem de altura, o que é imprescindível para se adaptar com os diferentes tamanhos das crianças.

Sistema de Ventilação nas costas

A Deuter Kid Comfort Active, possui o sistema batizado como: Aircontact. A Kid Comfort e a Kid Comfort Pro, possuem os sistema chamado de Aircomfort que é um pouco mais eficiente na ventilação e mais acolchoado.

Parece bobagem, mas com essa ventilação nas costas, você e a criança irão passar menos calor, pois o calor gerado nas suas costas sobre diretamente para eles. Sem falar que manter a temperatura corporal mais regulada, ajuda na performance.

Regulagem de altura das costas (Vari Fit System)

Existem 3 regulagens P, M G. O sistema é bem simples. Uma trava de fácil manuseio com duas alças para serem puxadas (para baixo e para cima). É possível inclusive, com ajuda de alguém, fazer isso com a mochila já nas costas.

Sistema de hidratação

Os 3 modelos vem “preparados” para suportar bolsas de hidratação de até 3 litros. Eu coloquei a palavra preparados entre aspas, pois na minha opinião parece mais improvisado do que de fato projetado para isso.

Na Kid Comfort Active, ele deve ser colocado no bolso externo traseiro e não parece que o tubo tem tamanho suficiente para chegar até a boca do adulto. Mesmo colocando no bolso superior, não deve chegar. Eu achei estranho nas fotos do site, mas não tentei usar na prática para afirmar com toda a certeza.

Na Kid Comfort, e Kid Comfort Pro, a bolsa é colocada no lugar ideal, mas a saída do tudo é o próprio zíper desse compartimento, com ele um pouco aberto. Faltou um local adequado como é feito nos demais modelos da Deuter.

Barrigadeira com sistema de movimento (Vari Flex)

Além de ser bastante robusta e acolchoada (que é uma característica já bem forte da marca Deuter), ela possui um sistema, batizado de “Vari Flex”, que permite acompanhar o movimento do quadril ao caminhar, o que ajuda muito, principalmente em subidas e degraus.

Sem isso o que normalmente acontece em situações assim, somados a muito peso, é que a mochila acaba apoiando nos seus glúteos e em cada passo você levanta um pouco ela com eles. É um problema ótimo para quem quer um “up” no dito cujo, mas péssimo para sua condição física em trilhas longas e com muita subida.

O Vari Flex ajuda muito nisso, inclusive esse tipo de sistema já virou uma característica sempre presente nas melhores mochilas cargueiras do mercado.

Encosto para cabeça removível.

Muito útil ter esse encosto. A criança naturalmente quando dormir vai apoiar a cabeça nesse local. Ter um encosto, como um travesseiro, é muito bom. Além disso possui anteparos nas laterais para escorar a cabeça e é removível (facilmente) para limpeza, que é muito útil, pois a criança baba, vomita… A Gabi usa muito! Tira longas sonecas assim

Assento e cinto com regulagem de altura

Obviamente possui essas regulagens e assim se adequa a crianças de vários tamanhos. O sistema é bem fácil de ajustar. O cinto da criança possui 3 pontos (peitoral e 2 laterais) e a regulagem de altura é um sistema bem fácil de “crepe”.

Lavagem e cuidados

A mochila (inclusive o travesseiro removível) deve ser lavada apenas a mão e com água e sabão neutro. Não deixe secando ao sol, pois apesar de ser resistente, sempre agride o tecido e borrachas.

Acessórios disponíveis Deuter Kid Comfort

  • Capa de chuva e vento – Deuter Kid Comfort Rain Cover Deluxe
  • Cobertura para sol – Deuter Kid Comfort Sun Shade (já acompanha as versões Comfort e Comfort Pro)
  • “Travesseiro” – Deuter Kid Comfort Chin Pad (Esse é o travesseiro que possui as abas laterais, exatamente igual ao que vem nas versão Kid Comfort, e Kid Comfort Pro. Então serviria como um up-grade para quem te a Kid Comfort Active, ja que essa possui um travesseiro mais simples sem as abas.)
  • Apoio para os pés – Deuter Kid Comfort Foot Loops (pelo que entendi, serve mais como uma reposição, já que as três vem com esse mesmo suporte)

Certificados

Possui o certificado TÜV GS safety seal, que é um certificado de segurança e qualidade alemão que garante que o produto foi testado e possui tudo que é necessário para entregar com o máximo de segurança o que se propõem. Inclusive caso queira ver o próprio documento do certificado está disponível nesse link Certificate TUV Deuter

Manual de instruções

Para regular corretamente, fazer todos os ajuste precisos de acordo com o seu tamanho e o tamanho da criança, e ter conhecimento de todos os procedimentos de segurança, baixe esse pdf: Manual Deuter Kid Comfort Series

Dicas importantes

  • Leia também um post que já fizemos. São informações muito importantes: Bebês na Trilha. O que saber antes de levar os seus pequenos para a “Natureza Selvagem”
  • Sempre antes de usar faça um check-up geral nela e verifique que não tem nenhuma avaria. Principalmente nas presilhas e alças que travam a criança.
  • Não esqueça que a criança estará mais alta que você. Muita atenção quando tiver que passar por baixo de alguma coisa.
  • Atenção também em galhos laterais que podem arranhar o rosto da criança.

Aonde comprar?

A Deuter é uma empresa alemã e a mochila é importada, porém existe uma ótima distribuição e assistência no Brasil. O representante dessa marca no Brasil é empresa de artigos esportivos Nautika. No momento que eu escrevo esse post Ago/2020 não foram trazidos novos lotes e está bem difícil encontrar, mas logo se estabiliza. Abaixo são uns links de opções ainda disponíveis que eu achei.

Normalmente você encontra em diversas lojas especializadas em equipamentos de aventuras pelo Brasil. Os preços são meio “tabelados”, mas existem promoções pontuais dependendo da loja. A nossa veio da loja Mundo Terra que sempre tem promoções e valores ótimos.

Uma outra opção também é procurar por mochilas usadas em bom estado em site como Mercado livre e OLX.

Esse tipo de mochila é conhecida fora do Brasil pelo termo “Kid Carrier backpack”. Existem outras excelentes marcas, como: Thule, Osprey, Vaude, e Kelty e outras trilhões de marcas mais simples.

Carregar seu bem mais precioso nas costas é coisa séria, então invista sempre em marcas já consagradas e que tenham certificados de segurança e ergonomia.

TAMBÉM TEMOS UM VÍDEO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE SOBRE A DEUTER KID COMFORT