Praias do Atacama: o Parque Nacional Pan de Azúcar

Sim o deserto do Atacama tem praias e elas são lindas! Você já ouviu falar no Parque Nacional Pan de Azúcar no Chile?

O Parque Nacional Pan de Azúcar está localizado a baixo da cidade de Antofagasta, mais precisamente a 30km da cidade de Chañaral. Paramos nesse parque para acampar durante o trajeto de San Pedro de Atacama até Santiago, na expedição de carro ela América do Sul e foi uma imensa surpresa positiva na nossa viagem!

Caleta Pan de Azúcar

O Parque foi criado para preservar um longo trecho em que o deserto do Atacama encontra o mar. Lá existem: espécimes de cactos endêmicos, pinguins de Humbolt, leões-marinhos, pelicanos, rotas de baleias (inclusive Baleias azuis passam por lá), zorros e grupos de Guanacos. É um dos melhores lugares para ver esses parentes das lhamas e vicuñas, que já são bem raros na região do Atacama.

No parque é proibido levar animais de estimação como cachorros e gatos. Uma moradora local nos disse que essa proibição veio depois que alguns cachorros que viviam por lá começaram a se tornar “selvagens” e formaram matilhas para caçar Guanacos!

Existem acomodações simples no parque, mas o que todos fazem mesmo é acampar. As praias em que é permitido o campismo são: Playa Piqueros, Playa El Soldado, Caleta Pan de Azúcar, Caleta Centro El Faro e Norte Mirador. Existem lindos quiosques para as barracas e banheiros limpos com chuveiro (frio).

Praia que não é permitido acampar

Nós ficamos na Caleta Pan de Azúcar, onde existe uma pequena vila de pescadores com alguns poucos restaurantes também. Nos foi cobrado uma taxa de 7.000 pesos por pessoa. De lá é possível combinar passeios de barco para avistamentos de animais.

Parque Nacional Pan de Azúcar
Caleta Pan de Azúcar
Morro do mirador ao fundo

Como chegar no Parque Nacional Pan de Azúcar

Vindo do Atacama, é só pegar a estrada que leva até Santiago que terá um trecho que você irá passar pelo perímetro do Parque, aí entre a direita na placa indicativa. Essa estrada cruzará o Parque todo, passando por todas as praias até chegar em Chañaral. Mesmo que você não durma no Parque mas está de passagem, vale a pena fazer esse devio e cruzar o Parque até Chañaral, pois a Carretera principal irá passar por essa cidade de qualquer forma.

Se você está vindo de Santiago sentido Atacama. Considere passar uma noite em Chañaral e visitar o Parque!

Nosso acampamento na praia

Campings

Caleta Pan de Azucar

Camping Pan de Azucar: Nele existem 6 quiosques de frente para o mar, com churrasqueira e mesa. É possível parar o carro ao lado

Playa Piqueros

Pan de Azucar Lodge: Possui 25 quiosques além de 5 cabanas equipadas para 6 pessoas cada

Camping Los Yecos Possui restaurante, chuveiros, wifi e quiosques para montar as barracas.